Publicado: 22/12/2016 | 481 visualizações

COTUR provoca pane geral na RLAM e não sofre nenhuma consequência

O tão propagado sistema de consequências da gestão da Petrobrás só se aplica aos trabalhadores. Para a gerência não há punição nem em caso de atitude que cause grande prejuízo financeiro à empresa. Pelo menos é assim que a banda toca na RLAM.

No último sábado, 17/12, um COTUR - Coordenador de Turno (Responsável pela Refinaria na ausência do Gerente Geral) deu uma ordem equivocada e apesar de ter sido alertado pelos operadores que a manobra era arriscada, insistiu com a sua determinação. O resultado foi uma pane geral com a paralisação de todas as unidades da RLAM devido à falta de ar de instrumento.

O COTUR mandou a CAFOR fazer um descarte térmico, parando algumas bombas e compressores à turbina, de modo errado, o que levou ao "trip" do sistema de refrigeração dos compressores, acarretando primeiramente em um trip dos compressores e, em consequência disso, um "trip" geral da RLAM por falta de ar de instrumento.

Apesar do grande prejuízo financeiro, foi como se nada tivesse acontecido. Na RLAM, “pau que dá em Chico não dá em Francisco”.