Publicado: 02/01/2017 | 380 visualizações

Nota de falecimento de Silvaney Bernardi, diretor da FUP, CNQ e Sindipetro PR/SC

A categoria petroleira e a classe trabalhadora começam o ano de 2017 com uma notícia muito triste. O companheiro Silvaney Bernardi, sindicalista e militante das causas sociais e populares, nos deixou neste dia 1º de janeiro. A confraternização universal perde o sentido e nos colocamos em luto.

Guerreiro dos bons combates, Silvaney partiu com a paz de homem íntegro que lutou por um mundo melhor. Desde que ingressou na Petrobrás, em 10 de novembro de 1992, se dedicou à organização de todos(as) os(as) petroleiros(as), próprios(as) e terceirizados(as).

Engenheiro agrônomo de formação, foi operador da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul-PR. Por mais de 20 anos esteve na luta junto aos movimentos sindical e social. Presidiu o Sindipetro Paraná e Santa Catarina por duas vezes, nas gestões 2008/2011 e 2011/2014. Estava licenciado dos cargos de secretário de saúde da Federação Única dos Petroleiros (FUP), de secretário da regional sul da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNQ/CUT) e de secretário de relações com o setor privado e atividades terceirizadas do Sindipetro PR e SC.

Há pouco mais de um ano foi diagnosticado com um agressivo câncer de pâncreas e desde então travava uma batalha interna pela vida. Em sua última mensagem, enviada na tarde deste sábado (31), mais uma vez comprovou sua grandeza. “Amigos e amigas, gostaria de agradecer muito toda solidariedade que recebi. Estou em paz e desejo que vocês sejam muito felizes. Aprendi muito com todos vocês”, escreveu.

Entre as diversas homenagens que está recebendo, uma delas resume bem a dimensão do ser humano que perdemos. “É o tipo de pessoa que não parte nunca porque leva um pouco da gente e deixa muito de si”.

Silvaney faleceu por volta das 15h deste domingo, primeiro de janeiro, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, aos 53 anos. Deixou sua companheira, Anacélie Azevedo, dois filhos, Guilherme e Gustavo, e muitos amigos.

O desafio agora é que saibamos valorizar e reproduzir o legado e lições de vida que herdamos deste grande companheiro.

Nossos mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e a todos que o admiravam.

Silvaney Bernardi, presente!

Informações sobre a Cerimônia de Despedida:

Velório a partir das 23h00 deste domingo (01/01), na Capela 4 do Cemitério Vertical (Rua Konrad Adenauer, 940, Vila Tarumã, Curitiba-PR). A Cerimônia terminará às 10h00 desta segunda-feira (02/01).

VIA Sindipetro PR/SC