Publicado: 16/01/2017 | 432 visualizações

Sindipetro Bahia defende o Sistema Petrobrás em evento do MST com Lula

Cerca de1,5 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, de 10 regiões do estado da Bahia, estão reunidos no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, participando do 29º Encontro Estadual do MST na Bahia.

O evento acontece de 11 a 14/01 e tem o objetivo de avaliar, planejar, estudar e construir coletivamente a luta em defesa da Reforma Agrária Popular no estado.
Abertura do encontro, na manhã da quarta-feira (11) teve Análise de Conjuntura  realizada pelo dirigente do MST, João Pedro Stédile,  e ato às 11h com o ex presidente Lula.

Os petroleiros da Bahia participam do evento com os seus jalecos laranjas da Petrobrás, aproveitando a oportunidade para fazer uma panfletagem denunciando a omissão do governo do estado diante da privatização da Petrobrás na Bahia e também oferecendo uma bandeira da entidade sindical dos petroleiros ao ex-presidente.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, em sua fala abordou  o processo de Desmonte e Privatização do Sistema Petrobrás e seus impactos para o Brasil e pediu o apoio do MST “formado por uma forte militância camponesa”, para lutar contra o desmantelamento da empresa, que atinge em cheio a soberania nacional do país.

O ex-presidente Lula foi recebido com muitos aplausos e manifestações de carinho. Aclamado pelos camponeses e militantes como candidato a presidência da República em 2018, Lula disse que “ se for candidato, não é só para disputar. É para a gente ganhar as eleições neste país. Para esse país voltar a criar programas sociais”. Ele também afirmou que “credibilidade e confiança a gente só conquista na boca de urna. A gente tem que se submeter ao povo brasileiro”.