Publicado: 21/02/2017 | 400 visualizações

FUP retoma agenda em Brasília em defesa da Petrobrás

Dando sequência à luta contra o desmonte do Sistema Petrobrás, a FUP retomou sua agenda em Brasília com uma série de atividades em defesa da política de conteúdo nacional e na construção de ações para barrar a liquidação de ativos imposta por Pedro Parente.

No último dia 16, a convite da Frente parlamentar em defesa da Engenharia e Infraestrutura, a FUP esteve presente à reunião que as associações e federações de empresários tiveram com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Os petroleiros criticaram duramente as medidas do governo para acabar com a obrigatoriedade de conteúdo local no setor de óleo e gás.

A FUP condenou os desinvestimentos feitos pela Petrobrás, cujos gestores vêm abrindo mão de ativos estratégicos, tentando acabar com a integração da empresa e, consequentemente, impactando a indústria nacional, ao cortar investimentos e priorizar contratações de embarcações, equipamentos e serviços no exterior.

Os petroleiros defenderam o fortalecimento e a ampliação das exigências de conteúdo local nas contratações da Petrobrás e demais empresas petrolíferas, ressaltando a importância desse setor para o desenvolvimento da indústria brasileira. Um dos exemplos citados foi a construção naval, que, em função das encomendas da Petrobrás, se reestruturou, saltando de três mil trabalhadores, no início dos anos 2000, para 85 mil, em 2014. O mesmo se deu com a engenharia, que, com os investimentos decorrentes dos programas de conteúdo local, pode desenvolver tecnologias de ponta, potencializando a indústria nacional.

O debate foi positivo e obrigou o governo a rever sua postura de índice zero e a postergar a decisão sobre as novas regras de conteúdo local.

A FUP também participou de reuniões com o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) para articular agendas conjuntas de ações que visam barrar a venda dos ativos do Sistema Petrobrás.