Publicado: 21/02/2017 | 504 visualizações

Secretaria de Gênero, Etnia e Juventude do Sindipetro leva formação à sociedade

Com o objetivo de contribuir com a  formação da categoria e da sociedade, a Secretaria de Gênero, Etnia e Juventude do Sindipetro Bahia, criou o Grupo de Formação Política da Classe Trabalhadora (GFPCT), que vem realizando uma série de atividades. Uma delas foi o encontro, que aconteceu no dia 18/01, no Cerimonial Brisa Mar, no bairro do Bonfim.

Um público composto por trabalhadores, estudantes e comunidade local, ouviu com atenção as diversas palestras, abordando temas que estão na ordem do dia. O jornalista e coordenador da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, do Estado da Bahia, Emiliano José, fez uma análise da conjuntura política do Brasil.

As palestras prosseguiram com  o pró-reitor de ensino de graduação da UFBA, Penildon Silva, abordando o tema da educação; o representante da Sepromi, falando sobre igualdade racial. Já a presidente do Conselho de Mulheres de Salvador, Madalena Noronha, abordou as questões de gênero e o diretor do Sindipetro Bahia, Luciomar Vita, falou sobre a importância da  Petrobrás para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil.

O encontro contou também com a presença da representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Catarina. Além do professor e historiador, Sérgio Guerra, da presidente da Creche de Alagados, Valneide Moreno, e do diretor do Sindipetro Bahia, Pedro Barbosa (Peu da CUT), que anunciou que outros encontros como esse vão acontecer com o objetivo de conscientizar e levar as discussões sobre, trabalho, raça, gênero e a defesa da Petrobrás, para a sociedade.