Publicado: 06/03/2017 | 509 visualizações

Colocar vidas em risco não é acidente, é crime

Em 11 de fevereiro de 2015 ocorreu uma explosão no FPSO Cidade São Mateus que matou 9 trabalhadores, deixou outros 26 com lesões aparentes e mais 39 com lesões que só o tempo vai poder (ou não) curar. Cabe lembrar, que a BW Off Shore, empresa norueguesa operadora do FPSO, com as bênçãos da Petrobrás, só emitiu 35 CATs, o que caracteriza uma subnotificação descarada.

"O principal fator causal identificado pela ANP, remete a uma alteração de uso do FPSO CDSM feita ainda na fase de projeto da conversão da instalação. Inicialmente, o FPSO CDSM só estocaria condensado caso armazenasse óleo. Todavia, durante as discussões do projeto, a Petrobrás requisitou à PROSAFE que avaliasse se o condensado estaria estabilizado para ser armazenado sem ser misturado ao óleo. Ao concordar com essa alternativa e sem o devido gerenciamento de riscos introduzidos por esta alteração, iniciou-se uma cadeia de eventos que culminou no presente acidente." Este trecho está na página 160 do relatório elaborado pela ANP, que é público e demostra como a Petrobrás de fato trata as questões relativas à segurança dos trabalhadores: produção acima da segurança.

No final do ano passado, a Petrobrás foi condenada por decisão de 1ª instância administrativa a pagar multa no valor de R$ 68.350.000,00 referente às 50 infrações identificadas durante o processo de investigação realizado pela ANP, a gestão da empresa preferiu não recorrer da decisão e foi agraciada com um desconto de 30% (previsto na legislação), pagando então uma multa de R$ 47.845.000,00. Para a Petrobrás e demais empresas do setor, burlar normas, procedimentos de segurança dos órgãos de fiscalização e até mesmo os seus, é uma estratégia irresponsável de jogar para a torcida quando o assunto é saúde e segurança, pois as consequências de uma tragédia como a do FPSO CDSM só são doídas para familiares e amigos das vítimas.

A FUP e seus sindicatos, continuam na luta em defesa da vida, do direito ao trabalho seguro e combatem a irresponsabilidade gerencial que mata, mutila e adoece trabalhadores e trabalhadoras. Acabamos de disponibilizar formulários de denúncia de não conformidades de SMS, na busca por melhores condições de trabalho.

Fonte: FUP