Publicado: 02/03/2017 | 519 visualizações

5º Encontro das Petroleiras da FUP terá como tema a luta contra o avanço do conservadorismo

O 5º Encontro das Mulheres Petroleiras da FUP ocorrerá de 07 a 09 de abril de 2017, em Curitiba, no Paraná, sob a organização do Sindipetro PR/SC e do Sindiquímica PR. O evento contará com uma agenda intensa de atividades de reflexão e construção das mudanças necessárias a serem realizadas em nossa sociedade, no âmbito do trabalho e do sindicalismo para que cheguemos à igualdade.

O evento contará com um público de aproximadamente 50 mulheres, dirigentes e trabalhadoras da base. Reforçamos a importância de cada entidade enviar representantes (que devem ser no mínimo três (3) por sindicato filiado a FUP), destacando que, apesar do público alvo ser mulheres, a atividade também é aberta aos homens.

Com o tema central “Contra o Avanço do Conservadorismo” as petroleiras e petroquímicas analisarão a conjuntura nacional e internacional sobre o espectro do avanço do conservadorismo. Estarão na pauta de debates: violências e feminicídio, participação política feminina, educação para igualdade, a questão racial, a Reforma da Previdência, sexualidade e controle sobre nossos corpos e a organização sindical.

O evento destacará a figura da ENEDINA ALVES MARQUES (Curitibana, 1913 – 1981), a Primeira engenheira negra do Brasil. Formou-se engenheira no ano de 1945, sendo a primeira mulher negra no Brasil a se formar em Engenharia e primeira mulher a ter essa graduação no estado do Paraná. Filha de doméstica, foi criada na casa da família do delegado e major, patrões de sua mãe. Trabalhou como professora em cidades no interior do estado. Em 1961, o sociólogo Octávio Ianni entrevista Enedina Marques para a pesquisa "Metamorfoses do escravo", financiada pela Unesco. Em 1962, aposenta-se no governo do estado e recebe o reconhecimento do governador Ney Braga, que por decreto admite os feitos da engenheira e lhe garante proventos equivalentes ao salário de um juiz.

Em 1981, Enedina é encontrada morta no Edifício Lido, no Centro de Curitiba, vítima de ataque cardíaco. Morreu sem família imediata e seu corpo demorou a ser encontrado. O Diário Popular, tabloide da época, a retratou de camisola levantada, como se fosse uma mera desconhecida, o que causou a indignação de membros do Instituto de Engenharia do Paraná. Após o caso, vários artigos ressaltando seus feitos pela engenharia foram publicados pela imprensa.

Em 1988, uma rua é batizada em seu nome na Vila Oficinas, no bairro Cajuru e Enedina recebe uma inscrição no Memorial à Mulher Pioneira, local construído pelas Soroptimistas – organização internacional voltada aos direitos humanos, da qual participou. Em 2006, é fundado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, em Maringá. Em 2014, o historiador baiano Jorge Luiz Santana defende, na Universidade Federal do Paraná, monografia sobre a vida e obra de Enedina Marques, sob orientação da pesquisadora Roseli Boschilia.

Essa mulher que nos inspira e nos ensina, pioneira na profissão até o momento masculina, baixinha, negra, forte, bebedora de cerveja, inteligente e rica, muito rica, veio a esse mundo sem condições nenhuma de sobreviver e conseguiu com sua garra e coragem chegar aonde poucos chegaram com sua mente lógica e brilhante.

Viva a nossa Enedina, que a partir desse nosso 5º encontro viverá em todas nós!

Neste clima de reflexão, estratégias e lutas, as mulheres se reunirão e muitas coisas grandiosas nos esperam nestes dias, apresentação de vídeos, exposições de fotos, intervenções artísticas, oficinas, brindes ,muita alegria e  empoderamento.

Programação:

Sexta Feira dia 07 de abril:

·  Pela manhã, 6h, atividade na frente da Repar e Fafen PR;

· 19h mesa de abertura e saudação na sede do Sindiquímica;

Sábado dia 08 de abril:

· 8h credenciamento na sede do Sindipetro;

· 8h 30 min mística de abertura dos trabalhos;

· 9h painel: Gênero e Construção Social;

· 10h 30 min painel: Violências e Feminicidio

· 12h almoço;

· 13h painel: Avanço do conservadorismo;

· 15h 30 min painel: Reforma da Previdência;

· 17h Oficina Ubuntu

· 19h Confraternização

Domingo dia 09 de abril pela manhã no Sindipetro:

· 8h 30 min Apresentação da Ação Social do Coletivo de Mulheres Petroleiras do PR e SC;

· 9h Mesa de Encaminhamentos:

· 12h Termino do evento e retorno para casa, bem mais empoderadas.

Fonte: FUP