Publicado: 06/03/2017 | 383 visualizações

“Ciranda do Turno” na Rlam tem início com boa participação da categoria

Os trabalhadores da Refinaria Landulpho Alves e Usina Termelétrica Celso Furtado, tiveram uma manhã diferente nessa quinta-feira, 02/03. Eles participaram da Ciranda do Turno, evento aprovado em assembleias realizadas na unidade, e organizado pela diretoria do Sindipetro.

O objetivo, segundo o coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, “é ir onde a base está, dando formação e informação, principalmente em um momento tão difícil como esse em que o Sistema Petrobrás está sendo desmontado por um governo entreguista e golpista, e os direitos dos trabalhadores correm risco de serem extintos”.

Para o evento, foi montada uma estrutura em frente à Rlam, com toldos e cadeiras, onde os trabalhadores assistiram palestras como a do  pró reitor da UFBA. Penildon Silva Filho, que fez uma análise do atual momento político do Brasil.

Já a supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina analisou a situação econômica da Petrobrás, lembrando que a empresa representa 7% do PIB do Brasil. Ela afirmou que “a Petrobrás não está quebrada e hoje com o pré-sal já se extrai mais de um milhão de barris de petróleo por dia."

Outra palestra foi a do assessor jurídico do sindicato, Clériston Bulhões, que falou sobre a reforma da previdência e seus impactos para classe trabalhadora. Já o  Conselheiro eleito da Petros, Paulo César Martin, esclareceu  os presentes sobre o déficit do plano Petros 1 e suas consequências e a realidade do plano Petros 2. Ele informou que “o plano Petros 1 é o segundo maior plano de previdência privada do país e o Petros 2, mesmo com apenas nove anos já é o quarto maior".

Os trabalhadores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, e se interessaram bastante por temas como aposentadoria, revisão de benefício, PPP, processo administrativo do INSS e quais são as reformas propostas pelo governo no campo da aposentadoria. O projeto é também uma oportunidade para a categoria apresentar demandas e problemas que acontecem no dia a dia na unidade relacionados a transporte, alimentação, segurança e saúde, entre outros.

O projeto Ciranda do Turno vai continuar até o final do mês de março, abrangendo outras turmas da Rlam.