O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 17/03/2017 | 524 visualizações

Categoria participa de forma efetiva da Ciranda dos Turnos

Na manhã dessa quinta-feira, 09/03, os trabalhadores da 4ª turma da Rlam e termoelétrica Celso Furtado, participaram da ciranda dos turnos, projeto que vem sendo colocado em prática pela diretoria do Sindipetro Bahia desde o início do mês de março, após ser deliberado pela própria categoria, em assembleia.

Durante toda a manhã, das 7h às 13h, uma plateia atenta participou de uma série de debates, fazendo indagações e tirando dúvidas. E também de momentos lúdicos, como a apresentação da peça teatral “O Petróleo é Nosso”. O pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia, Doutor Penildon Silva, fez uma contundente análise da conjuntura nacional e internacional, despertando a curiosidade dos presentes e gerando uma positiva discussão sobre o assunto.

Penildon detalhou fatos históricos, mostrando como funciona o jogo de interesse dos agentes do poder a exemplo das nações mais ricas. Para ele, “vivemos hoje uma nova desordem mundial, mas isso não é acidente, mas sim um projeto”.  

Já a economista e supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina, lembrou que a Petrobrás sempre exerceu um papel fundamental, contribuindo para o crescimento da economia e desenvolvimento do país. A economista também falou da campanha de depreciação da Petrobrás, que “tem como único objetivo a privatização da empresa”. Para ela causa estranheza, a Petrobrás estar vendendo  seus ativos em um momento que o mundo está descapitalizado e afirmou que “este saldão que a Petrobrás está fazendo não casa com o bom desempenho operacional da companhia”.

A reforma da previdência foi outro assunto colocado em pauta e abordado pelo advogado Ricardo Serra. Ele fez esclarecimentos sobre a PEC 287, relatando os grandes prejuízos que os trabalhadores terão caso a proposta seja aprovado. Para ele “o governo está tentando jogar nas costas dos trabalhadores a conta da crise, que foi criada, justamente, para retirar direitos trabalhistas”.

A última palestra foi do Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, Paulo César Martin, que fez um resgate da história da Petros, relatando o encaminhamento que foi feito com os chamados “pré- 70”, que acabou contribuindo para o déficit do Plano Petros 1. Ele também informou que já estão em curso ações jurídicas para tentar diminuir ou evitar o equacionamento do plano. A Petrobrás tem dívidas com a Petros e nós estamos cobrando”.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, elogiou a participação da categoria que vem se mostrando muito interessada nos debates. Para ele “infelizmente, ainda temos dificuldade, mesmo dentro do Sistema Petrobrás, de entender a importância  e a grandiosidade dessa empresa e, através, de projetos como esse (Ciranda do Turno), acabamos plantando uma sementinha que irá germinar, pois os trabalhadores são agentes multiplicadores”.

A pedido da categoria, listamos abaixo, os livros citados pelo professor Penildon:

Luiz Alberto Moniz Bandeira (autor)

  • A nova desordem mundial
  • A nova guerra fria
  • A formação do império americano