Publicado: 13/03/2017 | 610 visualizações

Eleições sindicais- TRE nega pedido de empréstimo de urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou a solicitação de empréstimo de urnas eletrônicas, feita pela diretoria do Sindipetro Bahia, para serem usadas nas eleições sindicais que acontecem de 25 de março a 01 de abril.

O TRE apresentou alguns empecilhos para atender ao pleito, entre eles a necessidade da presença de um técnico do Tribunal em cada local onde seriam disponibilizadas as urnas. Além disto, de acordo com as regras do TRE, as urnas não podem ser itinerantes e não podem ser utilizadas por mais de 24 horas.

Desta forma, o empréstimo das urnas eletrônicas foi inviabilizado, uma vez que as eleições sindicais acontecem durante oito dias corridos, dispondo de urnas itinerantes.

Mesmo entendendo que não é a urna eletrônica que garantirá a democracia, a atual direção do sindicato buscou atender a demanda de parte da categoria, seguindo os trâmites legais estabelecidos no estatuto da entidade, a exemplo da publicação, em 18/01, do edital de convocação das eleições,  da realização da Assembleia Geral Extraordinária, em 27/01, que elegeu a Comissão Eleitoral, que está organizando e conduzindo o processo da eleição sindical. E das inscrições das chapas concorrentes, que se encerraram no domingo, dia 29/01.

A direção do Sindipetro Bahia, como sempre fez, mantém a sua postura de isenção e transparência no processo da eleição sindical.