Publicado: 23/03/2017 | 520 visualizações

Noite de arte e resistência em evento no Sindipetro Bahia

Música, capoeira e lançamento de livro, tudo em um só lugar e em uma única noite. Foi assim o lançamento do projeto “Cesta da Resistência”, organizado pelo Sindipetro Bahia, que teve a sua estreia na sexta-feira, 17/03, na sede da entidade sindical.

Na abertura, o coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, disse estar bastante satisfeito por conseguir colocar em prática mais um projeto da diretoria da entidade, “é importante que tenhamos a oportunidade de compartilhar, com a categoria, com os movimentos sociais, sindicais e a comunidade, momentos lúdicos, pois através da arte aprendemos muito, inclusive a resistir e fortalecer a luta”. Deyvid informou que o projeto acontecerá pelo menos uma vez ao mês.

O evento foi organizado pelos setores de Formação e de Esporte, Cultura e Lazer, do sindicato, sendo representados pelos seus diretores, George Arléo,  Unilson Neves  e Antônio Vieira. O diretor, George Arléo, disse que “a “Cesta da Resistência” vem reafirmar a intenção e um dos objetivos da entidade, de ser um sindicato cidadão”.

O educador e ex-presidente  do Tribunal de Contas da Bahia, Zilton Rocha, falou sobre o escritor, João Rocha Sobrinho, e sobre o seu livro "Uma História do Exercício da Cidadania no Brasil", que foi lançado durante o evento. O João, disse Zilton, “é uma pessoa muito dinâmica, que está sempre pensando em uma forma de dar formação, de estimular o exercício da cidadania, principalmente entre os jovens”.

O escritor, João Rocha, explicou que em seu livro faz uma análise da gênese da Exclusão Social e da Pobreza Política no Brasil entre 1549 e 2015 e alguns meios para superá-las. Para ele “sem esta Luta não haverá Liberdade e Paz Social neste País”.

O grupo de capoeira ACARBO, de Dias D´ávila, fez uma bonita apresentação que chamou a atenção de todos os presentes. Teve também apresentação de Oliveira da Gaita e da cantora Márcia Vinny e banda, que animaram o encontro. Compareceram ao evento representantes de sindicatos, movimentos sociais, além do major Washington, da 2ª Companhia da Polícia Militar.

A  organização da “Cesta da Resistência” foi feita pelo Sindipetro Bahia e N&C Produções.