Publicado: 24/03/2017 | 555 visualizações

II Curso sobre o benzeno encerrado com capacitação e entrega de certificados; confira video

O II Curso sobre o Benzeno, realizado pela secretaria de SMS do Sindipetro Bahia, teve continuidade nesta terça (21\03), com palestra da doutora Arline Sydneia Arcuri, pesquisadora da Fundacentro de São Paulo. Com transmissão ao vivo pelo facebook durante os dois dias e com 75 inscritos, a palestrante Arline Sydneia fez um balanço das atividades da Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz – e ressaltou que nunca será possível fiscalizar as empresas todos os dias, daí a importância da formação do Grupo de Trabalhadores Representantes do Benzeno\GTB, para atuar no próprio local de trabalho.

Segundo ela, nas ações de fiscalização nunca é possível verificar adequadamente as condições do trabalho. “Tendo em vista que os trabalhadores estão diariamente na empresa e se recebem capacitação apropriada, eles têm muito mais condições de acompanhar o cumprimento do acordo do benzeno”, afirma a doutora Arline.

confira video

A palestrante aproveitou o curso para informar aos participantes que eles têm possibilidades de participar em vários momentos das reuniões periódicas da Comissão Nacional Permanente do Benzeno. Ainda segundo Arline Sydneia Arcuri, “há várias medidas de controle no sentido de reduzir a exposição ocupacional dos trabalhadores, salientando que elas foram apresentadas no curso”.

A doutora Patrícia Moura Dias, durante o encerramento do II Curso sobre o Benzeno, nesta terça (21\03), detalhou a forma de se fazer o programa de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno (PPEOB), assim como todas as atribuições do GTB.

Ao final do evento, todos os participantes receberam o Certificado de conclusão do II Curso sobre o Benzeno, realizado pela secretaria de SMS do Sindipetro Bahia.