Publicado: 24/03/2017 | 570 visualizações

Dia Mundial da Água terá grande manifestação em Salvador

Há exatos 17 anos, o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, vem sendo lembrado em Salvador através do Grito da Água, evento que se consolidou como a maior manifestação popular em defesa da água de toda a América Latina. O ato reúne milhares de manifestantes que vão às ruas e amplificam para todo o Brasil a luta em defesa da água e do meio ambiente. São profissionais de diversos setores, representantes das organizações civis, dos movimentos de negros e de mulheres, de associações de classe e culturais, que caminham lado a lado com líderes religiosos, políticos e sindicais. Todos em defesa do bem mais precioso do planeta – a água.

Neste ano, o Grito da Água traz o tema: Rio, vida que não pode secar! A caminhada será realizada nesta quarta-feira, dia 22 de Março, partindo do Campo Grande, às 15hs, em direção à Praça Castro Alves. No mesmo dia, pela manhã, será realizada uma sessão solene sobre a questão da água na Câmara de Vereadores de Salvador.

A campanha em defesa da água é coordenada pelo Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia) e conta com o apoio de dezenas de entidades, como Observatório do Saneamento Básico da Bahia, Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), CUT, DIESSE, CNBB, e ISP (Internacional de Serviços Públicos), a maior entidade mundial de representação dos trabalhadores do setor público; entre muitas outras.

Segundo Danillo Assunção, coordenador geral do Sindae, o momento “requer o enfrentamento das privatizações que o poder público insiste em fazer no setor de saneamento, através das Parcerias Público Privadas, conhecidas como PPP´s. Queremos uma água universalizada, mas também uma água e um esgotamento que sejam controlados pelo ente público, pelo município e pelo estado.”

Edmilson Barbosa, diretor de imprensa do Sindae, destaca a importância de fortalecer e reunir setores cada vez mais diversificados da sociedade em prol da defesa da água e afirma que “o Grito da Água é a grande consagração de todas as atividades realizadas com o apoio dos movimentos populares que, mais do que convidados, são os protagonistas e os grandes realizadores do Grito da Água.”

Todos de azul em defesa dos rios

Os organizadores do Grito da Água preparam uma surpresa especial para este ano. Os participantes e o público em geral estão sendo convocados a comparecerem ao evento vestidos de azul, numa referência à água dos rios. Os manifestantes entendem que é hora de agir para impedir a morte dos rios. Através da devastação das nascentes e das matas ciliares, além da poluição e do envenenamento das águas, morre um número cada vez maior de mananciais - o que representa um duro golpe para a vida na Terra.

Campanha Água Viva

Para divulgar o Grito da Água, o Sindae veicula nos meios de comunicação, há vinte anos consecutivos, a campanha Água Viva que aborda questões relacionadas à utilização e preservação dos recursos hídricos. A campanha apresenta abordagens diferenciadas sobre temas como potencial hídrico mundial, educação ambiental e utilização racional da água.

O tema é abrangente e de interesse comum. A água doce é essencial ao homem e tem reservas limitadas, por isso torna-se cada vez mais estratégica no planeta. Acostumada a pensar na água como um bem abundante, a humanidade se vê agora diante de um problema, cuja solução passa pela conscientização de todos. Só para se ter uma ideia, 97% de toda a água do planeta estão nos mares e oceanos. Dos 3% de água doce restantes, apenas 0,7% pode ser explorado. Estima-se que, nos últimos 50 anos, a reserva mundial de água foi reduzida em mais de 63%.

FONTE- Sindae- Bahia