Publicado: 27/03/2017 | 473 visualizações

Eleição do Sindipetro Bahia começa neste sábado, dia 25/03 - transmissão ao vivo pelo site e facebook

O processo eleitoral do Sindipetro Bahia começa neste sábado, dia 25\03, com a saída das 34 urnas da sede do sindicato, a partir das 7h, para todos os locais de votação. O processo eleitoral seguiu todos os trâmites legais, conforme determina o Estatuto do sindicato, com a publicação no dia 18 de janeiro do edital de convocação das eleições, que acontecem em primeiro escrutínio no período de 25 de março a 1º de abril. Duas chapas disputam a eleição.

A direção do Sindipetro Bahia, para garantir total transparência de todo o processo eleitoral, decidiu transmitir ao vivo a eleição pelo site do sindicato –www.sindipetroba.org.br – e também pela página do Sindipetro no facebook - @sindipetroBa - a partir das 7h da manhã. Fique ligado e acompanhe a eleição durante todo o dia.

No dia 19/01, foi publicado o edital da convocação da Assembleia Geral Extraordinária para eleição a Comissão Eleitoral, que organiza e conduz os trabalhos com transparência e divulgação de todas as atas no site do sindicato.

Depois de um intenso trabalho e cuidadosa organização, a Comissão Eleitoral montou o roteiro das urnas, tanto em Salvador como no interior do estado, o que garante a liberdade e o direito de todos os associados votarem para a escolha da nova direção do Sindipetro Bahia.

O jornal da entidade, Diálogo edição nº 218, publicou o roteiro das urnas para facilitar aos associados a escolha da hora e do local para votar em cada base ou em cada uma das subsedes do sindicato, o que for mais conveniente para o eleitor.

É importante ressaltar que o processo eleitoral de um sindicato tão representativo como o Sindipetro Bahia, que em sua área de atuação abrange a capital e interior do estado, tem um custo elevado para a categoria.

A logística envolve 34 urnas, 72 mesários, 72 fiscais, 40 veículos alugados, combustível, motoristas, alimentação e hospedagem. Portanto, para que não haja um gasto ainda maior é importante que os trabalhadores e trabalhadoras votem no primeiro escrutínio das eleições para que se possa atingir o quórum necessário (50% + 1).

Votar significa fortalecer a entidade sindical e garantir a continuidade das lutas em defesa da categoria, principalmente em um momento como esse, em que o governo golpista de Temer tem como projeto a privatização do Sistema Petrobrás, o que levará à perda de direitos e diminuição dos postos de trabalho.