Publicado: 30/03/2017 | 505 visualizações

Comissão substitui mesários ausentes da chapa 2 e mantém processo eleitoral

A eleição no Sindipetro Bahia ocorreu normalmente até o recebimento e guarda das urnas, em sala lacrada e na presença da Comissão Eleitoral e representantes das duas chapas, com a ata da eleição assinada às 21h25 de terça (28\03).

No entanto, antes das 5h desta quarta (29\03), a Comissão Eleitoral foi surpreendida com a informação de que os mesários indicados pela chapa 2 foram orientados a não se dirigirem aos locais de votação. Posteriormente, o senhor Renato Vieira, membro da Comissão e candidato da Chapa 2, comunicou por telefone ao coordenador da Comissão Eleitoral, David Gomes Leal, a decisão de retirar os mesários indicados pela chapa.

A Comissão Eleitoral divulgou um comunicado (também publicado nos jornais ATarde e Correio da Bahia, na quinta, 30/03) informando que o Estatuto do Sindicato, em seus Artigos 73 e 74, afirma que “todos os membros da mesa coletora deverão estar presentes no ato da abertura, durante e no encerramento da votação, salvo por motivo de força maior”.

Em seu Parágrafo primeiro diz que “não comparecendo um membro da mesa, a chapa correspondente ao mesário ausente deverá indicar dentre os presentes um substituto no prazo máximo de 30 minutos ou o mesário será indicado pela comissão eleitoral”. E no Parágrafo segundo, continua a Comissão Eleitoral, “não estando presentes representantes da chapa cujo membro da mesa não compareceu, o mesário será indicado imediatamente pela comissão eleitoral”.

Desta forma, o processo eleitoral continua a transcorrer normalmente com a substituição dos mesários ausentes.

A Comissão Eleitoral reitera a importância da continuidade do processo eleitoral, democrático e legítimo, lamenta o episódio de retirada dos mesários por parte da chapa 2, com o claro objetivo de criar obstáculos para o processo eleitoral, mas assegura que o Estatuto da entidade, aprovado pela categoria em Congresso, tem legalidade para garantir  a votação e a coleta de votos, com as duas chapas inscritas, até o último dia da eleição, no próximo sábado (01\04).

Sobre a denúncia do senhor Renato Vieira, representante da chapa 2, de que alguns mesários tinham sido discriminados no recebimento da diária paga a quem trabalha, o diretor financeiro do Sindipetro Bahia, André Araújo, rebateu em transmissão ao vivo que não havia discriminação contra nenhum mesário e todas as noites, após o recolhimento das urnas, os mesários recebiam a diária do dia seguinte.

Segundo André Araújo, todos os recibos e comprovantes dos pagamentos estão disponíveis no setor financeiro do sindicato para consulta de qualquer associado. Os mesários que receberam a diária na noite de terça (28\03) e seguiram orientação da chapa 2 para não comparecerem aos locais de votação serão obrigados a devolverem o dinheiro.

O representante da Chapa 1 na Comissão Eleitoral, Paulo César Martin, ressaltou que as dúvidas levantadas pelo representante da Chapa 2 na comissão, Renato Vieira, não procedem e deveriam ter sido feitas durante as reuniões da Comissão Eleitoral e a elaboração e assinatura de todas as atas, que estão disponibilizadas no site do sindicato.

Segundo Paulo César causa estranheza, que somente agora,  transcorrido metade do processo eleitoral “a Chapa 2 queira levantar suspeitas quanto a seriedade do pleito”. O correto, afirma ele “é que a Chapa 2 faça um registro em ata durante reunião da comissão eleitoral, solicitando a verificação das suas dúvidas. O que não dá é inviabilizar um pleito, quando mais de 2 mil associados já votaram”.