Publicado: 04/04/2017 | 423 visualizações

Eleições - No sexto dia associados votam apesar das chuvas

Nesta quinta (30\03), dia com chuva e tempo nublado desde as primeiras horas da manhã, a eleição do Sindipetro Bahia transcorreu dentro da normalidade, apesar da mudança do clima. A Comissão Eleitoral, que se reuniu na noite de quarta (29\03) e produziu a 8ª ata, assinada por todos os membros da Comissão e representantes das duas chapas, disponível no site do sindicato – www.sindipetroba.org br – informou durante a manhã que todas as 34 urnas funcionaram normalmente na sede da entidade, nas subsedes, clubes, unidades do Sistema Petrobrás e no setor privado.

Nesta quinta-feira, também foi cumprida a decisão da Comissão Eleitoral e feito o pagamento dos mesários responsáveis pelas 09 urnas da região de Alagoinhas. O diretor financeiro do sindicato, André Araújo, explicou que o caso de Alagoinhas foi pontual e ocorreu por um problema de logística, mas resolvido logo que se tomou conhecimento do fato.

A Comissão Eleitoral decidiu ainda notificar os responsáveis pela Chapa 2 para que seja devolvida as diárias pagas antecipadamente aos 25 mesários, que abandonaram os locais das urnas, sob orientação da própria Chapa 2.  De acordo com Araújo como esses recursos pertencem a categoria, o sindicato vai cobrar o ressarcimento do valor pago, que foi de R$ 3.390.00.

ASSOCIADOS CONVOCADOS PARA A RETA FINAL DA ELEIÇÃO

Mesmo com as chuvas, os associados não deixaram de atender a convocação da Comissão Eleitoral e compareceram onde estão as urnas mais próximas e votaram. Essa determinação em votar e eleger a nova direção do Sindipetro deve continuar até sábado, primeiro de abril.

No quinto dia de votação, a Comissão Eleitoral reitera que a segurança do local onde estão guardadas as urnas lacradas continua sendo uma das prioridades no processo eleitoral, com câmera interna gravando 24 horas, lacre na porta de entrada com assinaturas dos membros da comissão e representantes das duas chapas, transmissão ao vivo da área durante as 24 horas, além dos dois seguranças indicados pelas chapas, que ficam dia e noite de plantão. Tudo isso para garantir o voto livre do associado para a escolha da nova direção do Sindipetro Bahia, triênio 2017-2020.

Mesmo com o processo eleitoral em curso, a direção do Sindipetro e a CUT convocam a categoria petroleira para participar do Dia Nacional de Mobilização rumo a greve geral, marcada para o dia 28 de abril, com o ato nesta sexta (31\03), contra as reformas da Previdência e Trabalhista e a Terceirização, às 7h na área do Iguatemi e às 9h em frente ao Fórum Rui Barbosa, com uma caminhada até o Forte do Barbalho.

Além de participar da mobilização para a greve geral, a direção do sindicato faz um mutirão do voto no EDIBA, durante toda a sexta-feira, trabalhando no convencimento dos associados para garantir o quórum de votação e assim eleger a nova direção do Sindipetro, fortalecendo a entidade para as lutas e confronto com os golpistas, que querem retirar os direitos da classe trabalhadora e privatizar o Sistema Petrobrás.

No site do sindicato está disponibilizado o roteiro das urnas, que detalha os horários e unidades, onde funcionam as 34 urnas disponíveis para o pleito. Na página eletrônica você encontra também todas as atas das eleições e das reuniões da Comissão Eleitoral, e pode acompanhar ao vivo durante 24 horas a saída e chegada das urnas e toda a movimentação que envolve o pleito eleitoral.