Publicado: 26/04/2017 | 462 visualizações

Tudo o que você queria saber sobre o Congresso da categoria

Nos dias 27 e 28 de maio a categoria petroleira estará realizando o seu VI Congresso, a data é uma oportunidade única para que petroleiros e petroleiras da Bahia possam apresentar suas demandas e contribuir com a construção da pauta de reivindicações que será entregue pela FUP à direção do Sistema Petrobrás. O evento acontecerá no Hotel Sol Bahia Atlântico.

Para entender um pouco mais sobre como funciona o Congresso da categoria, destacamos algumas perguntas e respostas sobre o tema. Acompanhe:

1-            Qual a importância do Congresso ?

O Congresso é a instância máxima de decisão da categoria. O que for decidido durante o evento pelos delegados que representam todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás, na Bahia, prevalece sobre todas as decisões adotadas anteriormente.

2-            Como funciona o Congresso?

Os delegados que formam o Plenário do Congresso discutem as diversas teses enviadas pelos trabalhadores, e após votação, as teses aprovadas são encaminhadas para a Plenária da Federação Única dos Petroleiros (FUP), onde são apresentadas novamente. E caso aprovadas passam a fazer parte da pauta de reivindicações da categoria.

3-            Quem pode ser delegado (a) e como ocorre a eleição?

Qualquer trabalhador associado ao sindicato pode ser candidato a delegado (a). Nas unidades onde o número de inscritos for menor ou igual ao número de vagas, todos são aptos a serem delegados.

Mas nas unidades onde o inverso ocorrer, haverá necessidade da eleição. Existem também os delegados natos, que são os membros da diretoria do sindicato.

As inscrições para delegados só podem ser feitas através do email [email protected], ou de forma presencial na secretaria do sindicato até o dia 05/05. Ao realizar a sua inscrição você deve informar os seguintes dados: nome da empresa, da unidade em que trabalha e cidade. E ainda o número da matrícula e do telefone.

Já as eleições para delegados (as), nas unidades onde houver necessidade, acontecem de 08 a 12/05.

4-            Qual o papel do delegado (a)?

O delegado representa a base que o escolheu, discutindo e votando nas teses apresentadas ao Congresso.

5-            O que são teses?

As teses  reúnem as ideias, sugestões e projetos da categoria para a melhoria do ambiente de trabalho, das vantagens salariais, da segurança, saúde e meio ambiente,  benefícios sociais e políticas voltadas para os trabalhadores da ativa, do setor privado e dos aposentados e pensionistas.

As teses devem ser identificadas, digitadas e enviadas para o email da secretaria do sindicato [email protected] até o dia 12/05.

Todas as teses devem seguir os seguintes temários:

I.             Sindicalismo e Organização Sindical: Propostas para melhoria da Ação Sindical, Organização dos (as) Trabalhadores (as), Relação com os outros Movimentos Sociais, Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira do Sindipetro Bahia e novas demandas jurídicas da categoria;

II.            Benefícios, Seguridade, Políticas Sociais e Organização dos aposentados e pensionistas;

III.          Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Regimes e Condições de Trabalho;

IV.          Organização do Setor Privado e dos Trabalhadores das empresas Privadas de Petróleo;

V.           Pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobras