Publicado: 24/05/2017 | 561 visualizações

Passeata em Salvador exige FORA TEMER E DIRETAS JÁ!

Nesta quarta (24\05), a passeata que saiu do Campo Grande, a partir das 15h, em direção a Praça Castro Alves, exigiu mais uma vez “Fora Temer, retirada das reformas do Congresso, Diretas Já” e reuniu centenas de trabalhadores, militantes e o povo.

Enquanto a passeata ocorria em Salvador, o ato “Ocupa Brasília”, convocado pela Frente Brasil Popular, centrais sindicais e movimentos sociais, reuniram na capital federal mais de 100 mil pessoas de todo o país exigindo “Fora Temer e Diretas Já”. De Salvador, os ônibus que levaram trabalhadores e militantes para o “Ocupa Brasília” saíram na terça, dia 23, às 5h, do Campo Grande.

A FUP e seus sindicatos filiados, que também estão em Brasília, junto com milhares de trabalhadores, ficaram concentrados no estádio Mané Garricha e durante a tarde seguiram na marcha em direção ao Congresso Nacional, juntando-se ao coro “Fora Temer, Diretas Já e contra as reformas da Previdência e Trabalhista”.

Inicialmente lançado para ser um protesto contra as reformas do golpista Temer, o ato desta quarta em Brasília se fortalece com os pedidos de renúncia do atual presidente e o coro por “Diretas Já”, que ecoam desde o estouro do escândalo dos grampos e das delações premiadas do grupo empresarial JBS, que atingiu em cheio o peemedebista e seus principais assessores.

PROPOSTA DA FRENTE BRASIL POPULAR

Diante da crise política e econômica em que está mergulhado o país, com as denúncias de corrupção envolvendo o ilegítimo presidente Temer e sua quadrilha, as organizações sociais ligadas à Frente Brasil Popular divulgaram a proposta de um plano emergencial para que o Brasil possa do caos em que vive desde o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Chamado de Plano Popular de Emergência, a ideia é debater e apresentar uma saída factível à sociedade brasileira para o restabelecimento da ordem democrática no país e buscar soluções concretas que ajudem o Brasil a sair da crise econômica e ampliar os direitos sociais e trabalhistas.

O objetivo, segundo as organizações que compõem a Frente, é o restabelecimento da “ordem constitucional democrática, defender a soberania nacional, enfrentar a crise econômica, reverter o desmonte do Estado e salvar as conquistas históricas do povo trabalhador”, diz parte do texto.

Para a FBP, o primeiro passo para que o programa se realize é a saída do presidente golpista, Michel Temer (PMDB) e a antecipação das eleições presidenciais para 2017, para que a própria população possa escolher seu representante no Poder Executivo.

As organizações também ressaltam a necessidade de convocar uma Assembleia Nacional Constituinte para refundar o Estado de direito e estabelecer reformas estruturais que garantam uma maior participação popular no sistema político brasileiro.

“Trata-se de executar um projeto nacional de desenvolvimento que vise a fortalecer a economia nacional, o desenvolvimento autônomo e soberano, enfrentar a desigualdade de renda, de fortuna e de patrimônio como veios fundamentais para a reconstrução da economia brasileira, para a recomposição do mercado interno de massas, da indústria nacional, da saúde financeira do Estado e da soberania nacional, um modelo social baseado no bem-estar e na democracia”, destaca outra parte do texto.

O documento também aponta a necessidade da execução imediata desse plano de emergência que, entre outros pontos, também coloca a urgente necessidade de se reformar o sistema tributário, retomada de políticas ligadas à reforma agrária, a garantia e o aperfeiçoamento do direito à saúde, educação, cultura e moradia e a retomada de uma política externa baseada na soberania nacional.

FORA TEMER

DIRETAS JÁ