Publicado: 05/06/2017 | 622 visualizações

Curso trata da importância da água e da energia

O Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado abriu as portas para um importante encontro entre sexta (02\06) e domingo (04\06), quando mais de 55 trabalhadores, de 9 regiões da Bahia, participaram da primeira etapa do curso da Plataforma Operária e Camponesa da Energia na Bahia.

Realização do Sindipetro Bahia, SENGE, SINDAE, SINERGIA, MAB, MPA, MST, entre outras organizações, o curso de formação tem como objetivo repassar conhecimento sobre a importância da água e da energia, principalmente o petróleo, uma importante matriz energética que bem utilizada desenvolve tecnologia e promove a distribuição das riquezas ao povo.

A mesa da primeira etapa do curso foi formada pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Gerônimo Rodrigues, pelo presidente da CUT/BA, Cedro Silva, por Paulo de Tarso, da CNU, pelo diretor Gregório Rocha, do SINDAE,  por Moisés Borges, do MAB e pelo diretor Jairo Batista, do Sindipetro Bahia.

O diretor Jairo Batista, em sua fala, destacou a necessidade de se realizar as lutas imediatas, “mas não menos importante é nos preparar para as lutas futuras”. “Por isso”, disse ele, “esse curso é um importante instrumento para formar os trabalhadores e trabalhadoras, para pensar na mudança do modo de produção como ponto de partida para a superação desse sistema que permite ao homem explorar o seu semelhante”.

O coordenador geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, fez uma explanação sobre a geopolítica do petróleo e a importância da Petrobrás, como uma empresa estatal, ser indutora do desenvolvimento do país. Depois foi a vez de Alan, diretor do SENGE, que fez um histórico da Plataforma Operária e Camponesa da Energia. Em seguida, a mesa concedeu espaço aos interessados para perguntas e respostas.

No segundo dia, Moisés Borges, do MAB, falou sobre a concepção da formação política para os trabalhadores do campo da cidade.

A primeira etapa do curso teve seu encerramento neste domingo (04\6), com os participantes tendo a tarefa de difundir os conhecimentos adquiridos e informar a população das suas regiões da importância do petróleo, explorado por uma empresa como a Petrobrás, estatal que tem responsabilidade social e compromisso com a geração de riqueza para o povo brasileiro.