Publicado: 07/06/2017 | 532 visualizações

Em reunião com o Sindipetro, GG se compromete a apresentar resultado da O&M no dia 12/06 – veja outras demandas tratadas

O Sindipetro Bahia, representado pelo seu coordenador Deyvid Bacelar e pela diretora Rosângela Maria, participou na manhã desta quarta-feira, 07/06, de uma reunião na Rlam, com o Gerente Geral William França e a gerente de RH, Rita de Cássia.

Em pauta, as muitas e importantes demandas da categoria. Acompanhe abaixo o que foi tratado e prepare suas perguntas para tirar dúvidas durante as setoriais que o sindicato vai fazer na Rlam, de 12 a 16/06, com a presença do diretor da FUP e do Sindipetro Caxias, Simão Zanardi.

Veja o que foi tratado na reunião:

Estudo de O&M (Estudo de Organização e Método de Trabalho) – Desde 2016, a Petrobrás vem realizado esse estudo de forma unilateral, sem qualquer discussão com a categoria ou sindicato. É uma metodologia desconhecida de análise de tempos e movimentos, que tem como real objetivo reduzir o efetivo das unidades de processo e gerências da Rlam.

O sindicato cobrou a divulgação do resultado desse estudo e o GG se comprometeu a apresentá-lo na segunda-feira, dia 12/06, às 8h.
Antes mesmo dessa apresentação, a direção do Sindipetro salienta que é contrária a qualquer plano que vise a redução do efetivo, pois a Petrobrás deveria estar neste momento abrindo novos concursos públicos para suprir a saída de centenas de trabalhadores que aderiram ao PIDV. Pensar em redução de efetivo é colocar deliberadamente em risco os trabalhadores, expondo-os a doenças ocupacionais e acidentes, principalmente em casos de emergência.

Convocação dos operadores nos dias de folga – O sindicato relatou que alguns supervisores têm pressionado os operadores para trabalhar nos dias de suas folgas, devido ao reduzido efetivo nas unidades. Foi alertado que esses operadores não recebem sobreaviso, não têm aparelho celular da empresa, e o mais importante, não são obrigados a trabalhar em suas folgas. O GG se comprometeu a orientar os gerentes e supervisores a não dar continuidade a essa prática.

Classificação da unidade 35 no PPEOB (Programa de Prevenção de Exposição Ocupacional ao Benzeno) – Segundo o GG essa demanda antiga apresentada pela CIPA/GTB e sindicato, será, finalmente sanada até o final do mês, pois os estudos pendentes da otimização já foram concluídos e apresentados pela Higiene Ocupacional.

Mapas de riscos - Após anos de cobrança da CIPA e sindicato, parece que os mapas de riscos serão revisados. De acordo com o GG já foi iniciado um novo processo de contratação de empresa para a confecção desses mapas de risco.

Plano de ação do PPEOB negociado com a CNPBz e o MTE e descumprido pela Rlam – Desde 2013 que o sindicato vem cobrando o cumprimento dos prazos desse plano de ação, mas tudo o que foi negociado de forma tripartite vem sendo descumprido pela empresa, expondo os trabalhadores ao benzeno.

Na reunião, o GG se comprometeu a fazer uma renegociação dos prazos desse plano de ação, após as autuações oriundas de auditoria do Ministério do Trabalho com relação ao tema. O GG delegou ao gerente de SMS que faça um agendamento imediato de uma reunião entre a Petrobrás, MTE e sindicato para efetuar a renegociação.

Comissão de SMS da Rlam – Após duas reuniões não realizadas nos meses de março e maio, o sindicato cobrou o cumprimento do calendário de reuniões e o devido registro em ata no PROAR ( Programa de Acompanhamento de Reuniões) das ações deliberadas nas reuniões anteriores. O GG delegou o trabalho ao engenheiro Marco Aurélio e à técnica de administração, Simony, que passam a partir de agora a ser responsáveis por essa questão.

Revisão dos GHE´s (Grupos Homogêneos de Exposição) – Após sucessivas cobranças, tudo indica que os gerentes setoriais da Rlam irão revisar os seus GHE´s. O GG se comprometeu em resolver esse problema, tendo em vista que, após cerca de três anos sem avaliações ambientais, uma empresa foi contratada para esse fim.

Uniformes e vestiário feminino – De acordo com o GG, o problema em relação aos uniformes femininos não vai mais existir, pois já foi contratada uma empresa para o fornecimento dos mesmos. Em relação ao vestiário das unidades 7, 7A e 8, o GG informou que um espaço com boa infraestrutura e ventilação adequadas que atenda às necessidades das trabalhadoras, já foi providenciado.

Novas cadeiras ergonômicas do SIC – Depois de anos de cobrança da CIPA e do sindicato, o GG informou que foram adquiridas e disponibilizadas novas cadeiras para os operadores da SIC, conforme orientação do comitê de ergonomia.

SIPAT 2017 – Como tem sido feito nos anos anteriores e em cumprimento ao ACT, o Sindipetro Bahia será responsável por duas palestras, com temas e palestrantes a serem divulgados, durante a SIPAT da Rlam, que ocorrerá de 14 a 18 de agosto.

Campanha contra a LGBTfobia – Assim como está ocorrendo na Braskem, a gerência da Rlam se comprometeu em levar para o RH corporativo a proposta de realização de uma campanha educativa sobre a LGTBfobia.