Publicado: 08/06/2017 | 679 visualizações

Mais de 100 mil no Farol da Barra exigem DIRETAS JÁ e FORA TEMER

Mais de 100 pessoas participaram neste domingo (11\06), desde as 15h, de uma das maiores manifestações já realizadas em Salvador, para exigir DIRETAS JÁ e FORA TEMER, no Farol da Barra. A festa começou com várias atrações musicais e foi convocada pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, centrais sindicais e movimentos sociais.

A multidão cantou e dançou à vontade, enquanto dirigentes sindicais falaram da corrupção em que está atolado o governo ilegítimo de Temer, principalmente depois das gravações do grupo JBS, que comprovou a distribuição de propinas e a mala cheia de dinheiro - R$ 500 mil – parte de uma quantia milionária para comprar o silêncio do presidiário e ex-deputado Eduardo Cunha e mantê-lo calado para salvar o golpista. Por causa das gravações do grupo JBS, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito contra Temer, que está sendo investigado pela Polícia Federal.

Durante a manifestação, o coordenador geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, ressaltou a denúncia feita esta semana pela Federação Única dos Petroleiros, das seis ações criminosas de Parente na Petrobrás. Confira abaixo.

1. Várias unidades que estão na lista de privatização, como campos de petróleo, refinarias, fábricas de fertilizantes, usinas de biodiesel, entre outras, tiveram seus valores depreciados em R$ 112 bilhões nos últimos anos, através de manobras contábeis para facilitar a entrega dos ativos.  Um prejuízo 17 vezes maior do que as perdas financeiras que a Petrobrás registrou com crimes de corrupção!

2. O presidente da Petrobrás está doando aos estrangeiros subsidiárias lucrativas e estratégicas, como a Liquigás e a BR Distribuidora. Além de comprometer o abastecimento de gás de cozinha, gasolina, diesel e de outros derivados, a privatização destas empresas deixará o consumidor brasileiro à mercê dos oligopólios privados.

3. Pedro Parente entregou campos gigantescos do pré-sal às multinacionais, a preços irrisórios. Carcará, que tem 6 bilhões de barris recuperáveis de óleo e gás, foi praticamente doado à norueguesa Statoil pelo equivalente a US$ 0,70 o barril. Outros campos, como Iara e Lapa, de onde se pode extrair 850 milhões de barris de petróleo, foram entregues por ele à petrolífera francesa Total a preços inferiores a US$ 2,50 o barril.

4. O desmonte promovido por Pedro Parente já fez as reservas da Petrobrás retrocederam aos níveis de 15 anos atrás, despencando de 13,131 bilhões de barris de petróleo para 9,672 bilhões de barris.

5. Pedro Parente já cortou cerca de 55 mil postos de trabalho na Petrobrás.  Mais de 40 mil trabalhadores terceirizados foram demitidos e outros 13.270 empregados próprios deixaram a companhia, através de planos de desligamentos.

6. Os setores que dependem diretamente das encomendas da Petrobrás, como a indústria naval e de equipamentos, também amargam demissões em massa, em função dos cortes de investimentos feitos por Parente. Os estaleiros brasileiros já demitiram mais de 50 mil trabalhadores diretos.

Segundo Deyvid, "não deixaremos que um governo sem legitimidade e mergulhado em crimes de corrupção privatize a Petrobrás. Exigimos a saída imediata de Pedro Parente e a anulação de todas as medidas de sua gestão".

saiba mais

A direção do Sindipetro Bahia convoca os petroleir@s para vestirem a camisa laranja e participar do ato pelas Diretas Já e Fora Temer, neste domingo, dia 11\06, a partir das 14h, no Farol da Barra. O ato faz parte da programação das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e Centrais Sindicais, para a greve geral marcada para o próximo dia 30 de junho.

É hora de ocupar as ruas para acabar, de uma vez por todas, com a privatização do Sistema Petrobrás e as reformas trabalhista e previdenciária, mas isso só pode acontecer com DIRETAS JÁ.

Para o ato politico e cultural deste domingo (11\06), estão programadas atrações como a Banda Baiana System, Márcia Castro, Larissa Luz, Gerônimo, Zelito Miranda, Márcia Short, Ivan Huol, Bandas Botequim e Pitombeira, entre outros. Participe!