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Publicado: 08/06/2017 | 901 visualizações

Sindipetro e Fafen se reúnem para discutir problemas que afetam os trabalhadores

No dia 06/06 foi realizada reunião entre o Sindipetro Bahia, representado pelo seu coordenador, Deyvid Bacelar, os diretores Eliezer Batista, George Arléo, Sinvaldo Costa, o representante da Cipa e os diretores do sindicato eleitos recentemente, Jailton Barbosa e Élcio Santana. Pela Fafen, estavam presentes o gerente geral Wilson Carvalho, os gerentes de RH Thais Azevedo  Administrativo, Edson Coelho, de produção Felipe Pires,  e os coordenadores Neidson Lima e Rui Costa.

Deyvid fez um breve resumo dos itens da pauta de reivindicação relativos às questões de alimentação, efetivo, Cipa e transporte. Logo em seguida o GG Wilson fez uma explanação sobre a atual situação da FAFEN nos aspectos de segurança, no qual relatou com base nos registros da empresa o número reduzido de acidentes,  e os que aconteceram (torção de pé, batida contra mão etc).

Ele Informou também o esforço no controle da segurança do processo. Segundo ele “este esforço, através do acompanhamento e controle de queda de alarmes, trouxe mais segurança do processo, por consequência menos paradas emergenciais, portanto menos risco para todos”.  Ele afirmou ainda que não há uma planta sob risco. E comparou o acidente na REDUC “que reduziu o seu SPIE, enquanto a Fafen hoje tem um SPIE muito bem avaliado pelos órgãos da Petrobrás”.

Sob o aspecto de produção e comercial, relatou os recordes de produção de Amônia e Uréia conseguidos em 2016, mas que, segundo ele, não são determinantes para a recuperação financeira da Fafen.

Cessada a explanação do GG, o coordenador, Deyvid, pediu a palavra e com o apoio e participação dos diretores presentes fez também uma explanação das nossas reivindicações, que esperamos sejam atendidas.

TRANSPORTE:

Verificamos que a inclusão de ônibus com banheiro, foi uma melhoria trazida pela empresa VIX, que esta conjuntamente com prepostos da empresa buscaram ajustar roteiros e horários e que hoje a taxa de ocupação não representa 50% da capacidade de cada veículo. Contudo ressaltamos a necessidade de alguns ajustes no que se refere a espaçamento das poltronas, a inclusão de algumas poltronas mais largas, a fim de adequação a usuário com maior porte físico, solicitação constante dos trabalhadores. Abordamos a questão do transporte de Alagoinhas, risco na pista principalmente nos horários noturnos com a presença de animais.

A gerência administrativa  afirmou que o carro oferecido se limita a quatro pessoas, incluindo o motorista, que segue dentro das normas do DENATRAN no que se refere a segurança e conforto. Contudo mais uma vez insistimos que este fato de animais na pista e de percursos em altas horas da noite, oferecem risco aos trabalhadores. Discutimos algumas propostas e a gerência nos pediu até o dia 15/06 para responder com base no parecer que já foi solicitado ao compartilhado.

ALIMENTAÇÃO :

Relatamos a revolta dos trabalhadores com a exclusão de itens e baixa qualidade apresentada na alimentação, com vários trabalhadores já trazendo alimentos de casa há bastante tempo. Apresentamos o cardápio da RLAM, relativo ao horário do dejejum, constando mingau, desejo de muitos trabalhadores, bem como a necessidade do retorno dos itens retirados, como leite, yogurte, manteiga, água de coco.  

Conforme solicitado pela base, colocamos a possibilidade do ticket refeição, mas foi descartada “por uma série de fatores legais e tributários, para uma empresa do porte da Fafen”.

 

CIPA :

Foi colocado pelo representante da Cipa a dificuldade e  impedimento da criação da subcomissão para avaliar os impactos de SMS com a redução de efetivo.

O GG afirmou não haver redução de efetivo e que o estudo de O&M  executado pela sede, “não chegou a ser implementado na Fafen e que caso chegue, o Sindipetro será convidado a conhecer o mesmo”.

CONTUDO FRISAMOS QUE A QUESTÃO DE REDUÇÃO DE EFETIVO PODE ATÉ NÃO SER UMA AÇÃO LOCALIZADA, MAS PASSOU A SER UMA POLÍTICA DA PETROBRÁS QUE CONTESTAMOS E REPUDIAMOS POIS COLOCA EM RISCO TRABALHADORES E INSTALAÇÕES, ASSIM COMO DEIXA DE GERAR EMPREGO NO PAÍS.

Apesar dos esclarecimentos, verificamos uma dificuldade existente na condução dos trabalhos da CIPA e nós como Sindicato entendemos ser necessário um acompanhamento mais ostensivo e presencial na condução destes trabalhos, por ser a CIPA uma entidade que zela pela segurança do trabalhador.

O representante da CIPA irá encaminhar o resultado desta reunião para os demais membros da Cipa, inclusive com a participação de um membro do Sindipetro e a partir daí avaliaremos ações e propostas que surjam para que a CIPA possa conduzir os seus trabalhos.

EFETIVO:

 Segundo o GG ele já recebeu 130 solicitações de transferências, umas resultantes do Mobiliza, outras de solicitações pessoais. Negou todas. Pois segundo ele “se atendê-las vai fechar a fábrica, pois hoje tem 273 funcionários”. Sobre algumas que ocorreram, informou, “a determinação veio da sede, sem possibilidade de negação”.

Sobre a possibilidade de redução de efetivo na segurança patrimonial, colocamos que na Fafen existem particularidades, que não há em outra fábrica, e que em função do nível de treinamento dos Inspetores, nem 100 contratados cumpririam ações de segurança em caso de emergência igual aos atuais inspetores. Que este item somado aos demais relativos a efetivo devem ser analisados com bastante critério para não tornar a unidade vulnerável aos acidentes.

A reunião foi encerrada, apontando para próximas reuniões nos dias 12 e 15 de junho com respostas de melhorias nos itens transporte e alimentação. Apresentação deste estudo de O&M sobre efetivo e realização de reunião da Cipa para avaliar ações e propostas diante das dificuldades apresentadas.

ENCAMINHAMENTOS:  

  1. Avaliar a continuidade ou não da recusa da alimentação.

 

  1. Manter a operação padrão na emissão das PT´s e cumprimento dos procedimentos. 

     
  2. Aguardar as respostas da FAFEN relativos aos pontos de pauta solicitados para que de acordo as respostas apresentadas, façamos um outro tipo de mobilização ou continuemos com o mesmo.