Publicado: 13/06/2017 | 647 visualizações

Rlam - Petroleiros da Bahia seguem aprovando greve por tempo indeterminado

O Sindipetro Bahia deu início às assembleias indicadas pela FUP para serem realizadas nas áreas de refino do Sistema Petrobrás.

Na Rlam, a primeira turma a ser consultada, nesta terça-feira, 13/06, foi a 1.  A assembleia que aconteceu às 7h, teve uma boa participação da categoria que vem se mostrando preocupada com as mudanças unilaterais que vêm sendo implementadas pela direção da Petrobrás, a exemplo da já anunciada redução do efetivo mínimo nas áreas de refino. A turma aprovou todos os indicativos da FUP, com 73 votos a favor, zero contra e zero abstenção. A turma 4, cuja assembleia aconteceu na tarde deste mesmo dia, também aprovou os indicativos com 66 votos a favor, zero contra e três abstenções.

As assembleias serão encerradas na sexta-feira, 16 de junho, mesma data quando, segundo o GG Willian França, se dará início à aplicação da redução do efetivo mínimo nas unidades de processo da Rlam.

Contra essa medida, os petroleiros estão aprovando a realização de uma greve por tempo indeterminado. Além de mobilizações até a data dessa greve, que será deliberada pela FUP e sindicatos. Eles decidem também por uma mobilização nacional no dia 19/06, mesma data da reunião de SMS, no Rio de janeiro e pela participação da categoria na greve geral de 30 de junho, convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e por centrais sindicais.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, vem alertando para as consequências da redução do efetivo mínimo, que serão sentidas a médio e longo prazo. Entre outros problemas vamos ter que lidar “com o absenteísmo por estresse e a sobrecarga de trabalho que pode acarretar acidentes e doenças ocupacionais”.

Além disto, ressalta Deyvid, “é importante lembrar que a decisão da gerência veio em uma conjuntura totalmente desfavorável, quando os trabalhadores mais experientes com conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo de 30 anos de trabalho, estão sendo incentivados a sair da empresa através do PIDV,  ficando aqueles com menos de 15 anos de contrato, que vão ser obrigados a trabalhar em turmas com quadro bastante reduzido, assumindo uma grande responsabilidade, principalmente levando em conta que a Rlam trabalha com agentes cancerígenos como o benzeno e que tem um número elevado de acidentes de trabalho, inclusive fatais”.

Veja tabela com o resultado parcial das assembleias na Rlam

Rlam - Resultado das assembleias

Greve por tempo indeterminado pelo cumprimento da cláusula 91, "Em Defesa da Vida", com data a ser deliberada pela FUP e sindicatos.

Mobilização Nacional no dia 19/06 (mesma data da reunião da comissão de SMS, no Rio de Janeiro).

Mobilizações do dia 16/06 até a data da greve por tempo indeterminado

Participação na greve geral de 30/06

Turma 1

Turma 2

Turma 3/adm

Turma

Turma 5

TOTAL PARCIAL

Conheça o calendário das assembleias e participe !

CALENDÁRIO DE ASSEMBLEIAS

Terça 13/06