Publicado: 14/06/2017 | 1218 visualizações

Rlam – Grande participação dos trabalhadores nas assembleias fortalece greve por tempo indeterminado que está sendo aprovada

A grande participação dos trabalhadores do turno e do administrativo da Rlam nas assembleias que acontecem desde terça-feira, 13/06, é uma mostra do que vai ser a greve por tempo indeterminado que vem sendo aprovada em todas as unidades de refino do Sistema Petrobrás. A categoria vem se mostrando preocupada com as mudanças unilaterais que estão sendo implementadas pela direção da Petrobrás, a exemplo da já anunciada redução do efetivo mínimo nas áreas de refino.

Na assembleia desta quarta-feira, 14/06, com a turma 3 e o adm da Refinaria, chamou a atenção a presença numerosa de trabalhadores novos, aqueles contratados nos últimos 15 anos, que votaram de forma massiva dando 157 votos a favor de todos os indicativos da FUP, zero contra e nenhuma abstenção. Para o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, os petroleiros estão entendendo que a situação é muito séria e isso está levando a todos e todas a querer realmente participar, contribuir, pois, sabem que a categoria e o próprio Sistema Petrobrás correm grande risco. Deyvid festeja “esse sentimento de união que vem envolvendo a categoria, pois isso vai fazer diferença na hora da luta. Assim temos muito mais chance de resistir e vencer”.

Os diretores Radiovaldo Costa, Rosângela Maria e o diretor eleito para a nova diretoria do Sindipetro, Áttila Barbosa, falaram sobre as consequências da redução do efetivo mínimo a exemplo de maior probabilidade de acidentes, doenças e absenteísmo por sobrecarga de trabalho. Eles também ressaltaram a importância da união da categoria e parabenizaram os trabalhadores pela grande participação nas assembleias.

A última assembleia, será com a turma 5, e acontece na sexta-feira, 16/06. A turma 1, que participou de assembleia no dia 13/06, aprovou todos os indicativos da FUP, com 73 votos a favor, zero contra e zero abstenção. A turma 4, cuja assembleia aconteceu na tarde deste mesmo dia, também aprovou os indicativos com 66 votos a favor, zero contra e três abstenções. Já na noite do dia 13, a turma 2 aprovou os indicativos  com 82 votos a favor, zero contra e zero abstenção. Na manhã desta quarta-feira, a turma 3 e o administrativo deram 157 votos a favor dos indicativos da FUP, zero contra e zero abstenção.

Os petroleiros estão aprovando a realização de uma greve por tempo indeterminado. Além de mobilizações até a data dessa greve, que será deliberada pela FUP e sindicatos. Eles decidem também por uma mobilização nacional no dia 19/06, mesma data da reunião de SMS, no Rio de janeiro e pela participação da categoria na greve geral de 30 de junho, convocada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e por centrais sindicais.

Veja tabela com o resultado parcial das assembleias na Rlam

Rlam - Resultado das assembleias

Greve por tempo indeterminado pelo cumprimento da cláusula 91, "Em Defesa da Vida", com data a ser deliberada pela FUP e sindicatos.

Mobilização Nacional no dia 19/06 (mesma data da reunião da comissão de SMS, no Rio de Janeiro).

Mobilizações do dia 16/06 até a data da greve por tempo indeterminado

Participação na greve geral de 30/06

Turma 1

Turma 2