O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 19/06/2017 | 1433 visualizações

Anarquista analisa revolução russa em palestra no Sindipetro

A direção do Sindipetro Bahia convida para a palestra do militante libertário francês e estudioso do movimento anarquista na Rússia e na França, René Berthier, no próximo dia 04\07, no auditório do sindicato, às 19h30. Ele falará sobre os 100 anos de Revolução Russa, sob o ponto de vista anarquista.

Berthier participou nos anos 70 do “Centre de Sociologie Libertaire” e do “Syndicat des correcteurs”, em 1984 aderiu à Federação Anarquista na França e nos anos 90 tornou-se co-fundador da Associação para a Justiça e Paz na Palestina. A palestra de René Berthie no Sindipetro Bahia é uma promoção da Malloca Libertária, Centro de Cultura Social.

Sobre a Revolução Russa, que ocorreu em 1917, ela derrubou a autocracia e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin, compreendendo duas fases distintas.

Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados e impôs o governo socialista soviético.