Publicado: 21/06/2017 | 1307 visualizações

Com medo da mobilização dos trabalhadores e Sindipetro, gerente executivo da Transpetro e comitiva desistem de visitar unidades na Bahia

A visita agendada pelo Gerente Executivo da Transpetro, representando o presidente da empresa, Antônio Rubens Silva Silvino, e com a presença de diversos gerentes, que iria acontecer na manhã desta quarta-feira (21/06), deu “chabu”. Ao serem informados de que seriam recepcionados por trabalhadores e sindicatos que realizavam atos em frente à Transpetro,  (Temadre, GASCAC e BECAN), onde teve até queima de caixão, em protesto à esta visita, os golpistas desistiram e foram obrigados a refazer sua agenda.

O movimento contou com a total participação dos trabalhadores próprios e contratados, que após o ato retornaram para suas casas, não havendo rendição de turno.  Aproveitando o mês junino, o Sindipetro inovou promovendo um pequeno “arraiá”, com comidas típicas da festa de São João como milho e amendoim, além da apresentação de um cantor de forró. A iniciativa foi aprovada e elogiada pela categoria.

Os diretores do Sindipetro Bahia, André Araújo, Radiovaldo Costa, Jairo Batista, Gilson Sampaio (Morotó), João Marcos e Adailson Oliveira, além do coordenador da entidade, Deyvid Bacelar, que estavam à frente da mobilização, debateram com os trabalhadores a atual situação pela qual passa o país e a necessidade urgente de a categoria se organizar para defender o Sistema Petrobrás, evitando, inclusive a perda de direitos e a redução do efetivo mínimo em áreas operacionais. Foi abordada ainda a necessidade de ocupar as ruas contra as reformas da previdência e trabalhista.

Durante o ato, que também contou com a presença de diretores do Sitticcan, foi realizada uma assembleia, tendo os trabalhadores aprovado por unanimidade, a participação da categoria na greve de 24 horas do dia 30 de junho, que está sendo convocada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e centrais sindicais.  Um fato vergonhoso foi a atitude autoritária de alguns gerentes, que coagiram e ameaçaram alguns trabalhadores, insuflando-os para que "pelegassem". Porém, a atitude nefasta destes fascistas não surtiu efeito, já que os trabalhadores estão convictos que a luta é a única forma de salvar a Petrobrás e a Transpetro da sanha entreguista.

Para o diretor do Sindipetro, André Araújo, essa será a maneira com que os trabalhadores sempre “recepcionarão” os golpistas que têm na agenda privatizar o Sistema Petrobrás na Bahia. Segundo André Araújo, “repudiaremos as visitas daqueles não têm compromissos com o país e estão entregando as riquezas e o patrimônio do povo brasileiro ao capital estrangeiro, como forma de pagamento do golpe”.

O diretor Radiovaldo Costa, afirmou que “se a diretoria do Sindipetro Bahia tiver conhecimento da visita de qualquer representante da alta administração da Petrobrás às unidades da empresa na Bahia, realizará manifestações e não irá permitir a entrada desses entreguistas em nenhuma planta da estatal”.

Na manhã desta quarta-feira, (21), como não conseguiram entrar na Transpetro, os gerentes pretendiam visitar o GASCAC, mas também tiveram de desistir porque, assim como na Transpetro, acontecia uma mobilização dos trabalhadores e sindicato na porta da unidade, que foi organizada pelos diretores do Sindipetro, Climério Reis (Mero), Eliu Evangelista, Ariosvaldo Santos e José Batista (Serrinha). No GASCAC, os trabalhadores também participaram de uma assembleia e aprovaram, por aclamação a participação na greve geral de 30 de junho.

As mobilizações e assembleias, foram mais duas de uma dezena de atos que vêm sendo realizados pelo Sindipetro Bahia em todas as unidades da Petrobrás nesse mês de junho. As mobilizações vão continuar até a data da greve geral, 30/06.