Publicado: 28/06/2017 | 1267 visualizações

Eleição da PETROS 2017 - Sindipetro Bahia vai à justiça para defender o direito de voto dos seus associados

A direção do Sindpetro Bahia está dando entrada na justiça com uma ação para defender o direito de voto de seus associados, que foi negado na Eleição da PETROS para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação, que aconteceu de 12 a 26 de junho.

O fato é que milhares de eleitores não receberam a senha que possibilitava a sua votação nessas eleições.

O Sindipetro entrou em contato, através de ligação telefônica, com 1.200 associados, no dia 26/06/2016, último dia da eleição.  Desses, 437 associados afirmaram que não receberam a senha e como não usam a internet e faziam questão de votar, solicitaram uma segunda senha no atendimento telefônico da PETROS (0800 25 35 45), mas que também não foi disponibilizada, porque não conseguiram ser atendidos nesse número.

Diante desses fatos, a direção do Sindipetro Bahia, entrou com recurso junto a Comissão Eleitoral da Petros, através do seu diretor Jairo Batista, representante da entidade nessa Comissão, encaminhando por email uma relação de 437 nomes de associados que não conseguiram votar, por esses mesmos motivos,

Nesse recurso, a direção do Sindipetro Bahia solicitou à Comissão Eleitoral da PETROS que prorrogasse o prazo das eleições, pelo tempo que fosse necessário, para que fosse encaminhada a senha de votação, para todos os eleitores, que não conseguiram votar, pelos motivos já expostos, garantindo, desta forma, o seu direito de votar.

A Comissão Eleitoral, rejeitou o recurso, por 6 votos a 2, e deu início ao processo de apuração. Dos 140.898 participantes e assistidos da Petros, 19.109 votaram para os Conselhos da Fundação, ou seja, apenas 13,56% dos eleitores. Nas últimas eleições, a média de participação, que já era muito baixa, foi de 19%.

Esse fato é mais uma confirmação do prejuízo causado pela não entrega das senhas pelos Correios e a dificuldade do eleitor conseguir uma segunda senha de votação, além de um desrespeito aos mais idosos que, por motivos óbvios, na sua grande maioria, não utilizam a internet como meio de comunicação.

A própria Petros, em seu portal na internet, acabou por confirmar esse prejuízo eleitoral denunciado pela direção do Sindipetro Bahia.

Isso porque, a Fundação afirma, em matéria publicada no dia 26/06, na página www.petros.com.br, que no universo dos participantes aptos “a maioria, 15.910 pessoas, optaram pela internet, enquanto 3.199 votaram pelo telefone”.

A palavra “optou” utilizada pela Petros está no mínimo equivocada, na realidade, os associados ficaram impedidos de participar do pleito porque não receberam a senha de acesso.

Desta forma, a direção do Sindipetro Bahia, em respeito aos seus associados,  que foram impedidos de votar, está ingressando na justiça para defender o direito de voto desses eleitores.