O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 05/07/2017 | 1575 visualizações

Palestra no Sindipetro sobre os 100 anos da Revolução Russa

Na noite desta terça-feira (05/07), o militante libertário francês e estudioso do movimento anarquista da Rússia e da França, René Berthier, realizou no auditório do Sindipetro Bahia, uma palestra com o tema “100 anos de Revolução Russa: Um ponto de vista anarquista”. Promoção do sindicato em parceira com o Centro de Cultura Social Maloca Libertária, a palestra teve a participação de petroleiros, sindicalistas, movimentos socias e estudantes de diversas instituições.

Os diretores Jairo Batista e George Arléo destacaram que essas ações de educação são necessárias. “Esses encontros fazem aumentar o nível de conhecimento e ampliam os horizontes, em especifico esse que é para comemorar os 100 anos da Revolução Russa, que marcou a história do mundo, no momento em que se dividiu entre o Capitalismo e o Socialismo”, afirma Arléo. Ele ressalta também “que a discursão sob o olhar anarquista o alertou que a revolução no Brasil é necessária, mas não está ocorrendo”.

Para René Berthier o contato com outros países é importante para a internacionalização do movimento, com formação para o fortalecimento da a luta. “Lembramos que o Brasil passa por um momento politico muito parecido com o da França, onde o atual governo quer prejudicar os trabalhadores com reformas trabalhistas que só fazem reduzir seus direitos”.

Já para Carlos Baqueiros, da “Maloca Libertária”, “nada mais justo que promover esse encontro no Sindipetro Bahia, que é um grande parceiro do Centro Cultural e que é um sindicato forte e preocupado com o trabalhador e a situação do país”.

 

René Berthier

Participou nos anos 70 do Centro de Sociologie Libertaire e do Sindicat Des Correcteurs. Em 1984 aderiu a Federação Anarquist na França e nos anos 90, foi o co-fundador da Associação para a Justiça e Paz na Palestina.

 

A Maloca Libertária

É um Centro de Cultura Social que segue princípios anarquistas de ajuda mútua e contra o autoritarismo. Não possui líderes e nem impõe controle de algum grupo privilegiado sobre quem participa das ações que ocorrem entidade. O meio de atuação é o da Autogestão, isso quer dizer que os participantes na construção das atividades irão realizá-las juntos, preocupando-se em manter relações de horizontalidade. As funções exercidas e a efetivação do que for planejado são decididas em assembleia aberta.