Publicado: 10/07/2017 | 1293 visualizações

Sindipetro faz ato em Defesa da Vida e contra a Redução do Efetivo Mínimo na RLAM

Aprovado no último Conselho Deliberativo da FUP, na semana passada, a direção do Sindipetro Bahia realizou nesta segunda (10/07) das 6h30 às 8h30, um Ato em Defesa da Vida e Contra a Redução do Efetivo Mínimo das Unidades Operacionais com a Turma 5 do Turno da RLAM.

Segundo o coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, também foram discutidas novas estratégias de luta para barrar o desmonte nas refinarias, com mobilizações locais, tanto nas unidades, como nas comunidades do entorno, através de audiências e debates públicos.

A mobilização é nacional porque nesta segunda (10\07), haverá a reunião da Comissão Nacional de SMS com o RH e SMS da Petrobrás, onde os temas do Efetivo Mínimo e aumento dos Acidentes de Trabalho nas Unidades Operacionais devem ser abordados.

O Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida, realizado nesta segunda, é mais uma forma de pressão para que a Petrobrás suspenda definitivamente as reduções de efetivos que impôs arbitrariamente nas refinarias, sem discussão com os sindicatos, com o objetivo de cortar até 25% dos postos de trabalho. Essa medida, segundo o CD da FUP, além de descumprir o ACT, também viola a NR-20, que desde a sua implantação, em 2012, vem sendo negligenciada pelas gerências, que até hoje sequer discutiram com a Federação e seus sindicatos critérios e parâmetros para dimensionamento de efetivos, como determina a Norma Regulamentadora.

A orientação da FUP é que os sindicatos intensifiquem as mobilizações em todas as refinarias, orientando os trabalhadores a fazerem uso do direito de recusa em situações de risco e também envolvendo as comunidades vizinhas, através de audiências públicas, denunciando os impactos que tanto o desmonte das unidades, quanto os cortes de postos de trabalho, tem na segurança.