Publicado: 12/07/2017 | 2545 visualizações

Nova Diretoria do Sindipetro Bahia toma posse em noite festiva; confira o vídeo

A nova diretoria eleita do Sindipetro Bahia para o triênio 2017/2020, tomou posse na noite desta sexta-feira, 21/07, em uma cerimônia que reuniu dezenas de representantes de entidades e centrais sindicais, movimentos sociais e parlamentares de partidos de esquerda a exemplo do PT e do PCdoB, com transmissão  ao vivo pela página do Sindipetro Bahia no facebook.

confira o vídeo

Bastante concorrida, a cerimônia de posse, que aconteceu na Associação Cultural Casa D´Itália, teve momentos de descontração, com a poesia de Maviael Mello, e  também de muita emoção. A representante do Levante Popular da Juventude, Ellen Rebeca parabenizou a nova diretoria eleita e falou da emoção que sentiu em uma mobilização em Brasília, quando viu dezenas de petroleiros, vestidos com a camisa laranja, de braços dados, entoando o grito de guerra “pátria livre , venceremos”.

Luta dos petroleiros foi destaque

O representante do PCdoB, o deputado federal Davidson Magalhães, deu seu testemunho da importância da luta da FUP e dos seus sindicatos filiados a favor da soberania do país. “ se não fossem os camisas laranja no Congresso Nacional, já haveria tido um avanço maior no processo de desmonte e privatização da Petrobrás”.

O coordenador nacional do MPA, Edvagno Rios, falou do retrocesso que se instalou no país e da violência crescente no campo. O representante da FUP, o coordenador do Sindipetro NF, Tezeu Bezerra, disse que a Federação está enfrentando um grande desafio, “organizando e se colocando à frente desta luta em defesa do Sistema Petrobrás, e é muito bom saber que podemos contar com os movimentos sociais, sindicais e parlamentares. Isto nos dá mais energia, por termos a certeza de que não estamos sós”.

O representante da CTB, Aldemir Caetano, também falou da importância da união de todos e todas “em torno da luta para  a retomada da soberania nacional”. Já a representante da CUT nacional, Elisângela dos Santos Araújo, falou sobre os impactos do golpe na vida dos trabalhadores e da luta do Sindipetro em defesa do Sistema Petrobrás.

O vice-presidente do PT na Bahia, Martiniano Costa, lembrou da histórica greve dos petroleiros durante o governo de FHC e a resistência e reação da categoria. O presidente da CUT Bahia, Cedro Silva, enfatizou a capacidade de luta dos petroleiros em defesa da Petrobrás e da soberania nacional. Cedro disse que “tem certeza que o povo brasileiro sairá vitorioso e derrotará mais esse golpe”. O representante do governador Rui Costa, o vice-secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto, disse que os petroleiros são uma categoria estratégica e com uma trajetória histórica, tendo sempre grandes líderes.

A cerimônia teve ainda homenagem feita pelos diretores André Araújo e Paulo César Martin, a ex dirigentes do Sindipetro Bahia e do STIEP.

O coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, falou da vitória da chapa 1, que teve mais de 2.500 votos à frente da chapa adversária, devido ao trabalho que os diretores eleitos fizeram na base. Ele disse ainda  que espera que essa diretoria corresponda às expectativas da categoria, e que muito trabalho ainda está por vir. Infelizmente, disse ele, “o golpe atacou um dos pilares centrais da economia brasileira, que é a Petrobrás. Por isso, é importante que fique claro que quando defendemos a Petrobrás não estamos apenas defendendo os empregos dos petroleiros, mas sim todos os brasileiros, que precisam ter garantido o aceso à educação, saúde, moradia e contar com o desenvolvimento proporcionado pela Petrobrás”.

A cerimônia foi encerrada com os membros eleitos da comissão eleitoral, David Gomes Leal e José Lopes e o diretor de honra do Sindipetro Bahia, Astério Costa, dando posse à nova diretoria e conselho fiscal do Sindipetro Bahia.