Publicado: 01/08/2017 | 2112 visualizações

FAFEN – Sindicato e trabalhadores realizam 5 cirandas e Turma B também registra queixa crime

Ao longo destes 15 dias, a direção do Sindipetro Bahia e trabalhadores realizaram 5 cirandas com as 5 turmas de turno e com o pessoal do administrativo, no dia 18/07, na FAFEN e termelétricas.

Participaram os diretores da base FAFEN e termelétricas, coordenador e diretores do Sindipetro de outras bases. Ao longo destas cirandas, a direção do sindicato levou até a base, em contato direto com os trabalhadores, os advogados Clériston Bulhões, Antônio Mororó, Palmeira, a professora Luciana Pandelli (UFBA), a economista Ana Georgina (DIEESE), o pró-reitor e professor Penildon Silva (UFBA) e o diretor da FUP e Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, Paulo César.

Segundo o diretor George Arléo, todos os convidados fizeram palestras sobre a conjuntura social, politica, econômica, jurídica, criminalista, trabalhista e previdenciária. As cirandas sempre começavam às 7h30, com encerramento às 14h, quando os trabalhadores ficavam liberados para entrarem na empresa, para que a turma que saísse não mais retornasse, cumprindo o interstício total.

As cirandas criaram um ambiente de amplo debate e participação democrática, onde foram discutidos os grandes problemas que afligem a classe trabalhadora, em especial os do Sistema Petrobrás, como a privatização, redução de efetivo e a politica de insegurança da empresa, que causa risco aos trabalhadores, instalações e comunidades vizinhas.

O resultado foi considerado positivo e deixou como fato concreto o sentimento de unidade dos trabalhadores da FAFEN e termelétricas, que pediram afastamento da ação voluntária da brigada de combate a incêndio, queixa crime pelo descumprimento da NR-20 e ação contra a redução de efetivo.

A direção do Sindipetro Bahia e os trabalhadores da Fafen – Turma B – a exemplo das demais turmas que participaram das cirandas, prestaram queixa crime nesta terça (01\08), na 18ª Delegacia de Camaçari, contra os gerentes, supervisores e coordenadores, que concordam em colocar em prática a redução do efetivo mínimo, apesar dessa prática atentar contra a vida dos trabalhadores.

A direção do Sindipetro Bahia parabeniza a base FAFEN e das termelétricas e convida a todos para estarem mobilizados para outros eventos.