Publicado: 18/08/2017 | 1227 visualizações

Sindipetro Bahia e categoria petroleira prestam homenagem ao ex-presidente Lula

A quinta-feira, 17/08, foi um dia de luta e esperança para milhares de baianos, que aguardavam, desde às 16h, a chegada ao Campo da Pólvora, do ex-presidente Lula,  que estava em Salvador para dar início à Caravana Lula pelo Brasil, “uma jornada para compreender a atual realidade brasileira”, explicou Lula.

Os petroleiros e petroleiras se juntaram à multidão e seguiram em direção à Arena Fonte Nova, onde aconteceu o lançamento da 3ª fase do Memorial da Democracia. O ex presidente falou do golpe, da cassação da presidenta Dilma e da perseguição que está sofrendo, ressaltando que os golpistas sabem “ que a minha história eles não vão conseguir apagar”.

Lula disse que quer andar pelo país “para despertar a consciência do povo” e  ao falar porque escolheu a Bahia para dar início à caravana pelo Brasil,  explicou que “foi aqui na Bahia que essa história começou, aqui teve início a doutrinação colonial, o martírio dos indígenas, a exploração desumana dos africanos escravizados. Foi também na Bahia que começou a tenaz, heroica resistência de um povo que foi se formando a partir de tantas e tantas origens. Episódios como a Revolução dos Malês, a Configuração Baiana e a Sabinada são exemplos de luta contra a escravidão e a  tirania, que marcam a formação do povo baiano” e completou “é um privilégio falar de história em uma terra que tem tanto a nos ensinar”.

Um dos vários momentos emocionantes foi a homenagem prestada ao ex-presidente, pelo coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, em nome da entidade sindical, da FUP, CUT e da categoria petroleira. Deyvid entregou à Lula uma placa para demonstrar a grande gratidão dos petroleiros e petroleiras “ a tudo o que o senhor fez por essa grande empresa, junto com os companheiros José Sérgio Gabrielli e Eduardo Dutra, por ter transformado a Petrobrás, que atuava apenas na exploração e produção de petróleo e gás, em uma gigantesca empresa de energia, uma das maiores do mundo. Essa é uma singela homenagem ao presidente que transformou a vida de milhões de brasileiros”, completou Deyvid, que entregou também à Lula uma carta “com o registro do que temos sofrido com este governo corrupto e golpista, que está arruinando o Brasil e entregando e desmontando a nossa querida empresa, que é a Petrobrás”.

A caravana Lula pelo Brasil vai percorrer nove estados, são 4 mil km de ônibus, da Bahia ao Maranhão. Nesta sexta-feira (18), o ex-presidente segue para Cruz das Almas. O próximo estado a ser visitado por Lula será  Sergipe.

Clique aqui e leia a carta entregue pelo Sindipetro Bahia ao ex-presidente Lula.

Clique aqui e veja a arte da placa de homenagem entregue à Lula.