O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 01/09/2017 | 2157 visualizações

Petrobrás destitui Gerente de Produção da FAFEN-BA

Os trabalhadores da FAFEN-BA e o Sindipetro receberam com esperança a informação de que a Petrobrás resolveu destituir o atual gerente de produção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia.

Há muito tempo a força de trabalho reclamava da crise de gestão da gerência de produção da fábrica com inúmeras iniciativas prejudiciais à segurança e a ambiência entre os trabalhadores, supervisores e até coordenadores de turno. Por último vinha obrigando os trabalhadores a uma carga excessiva de trabalho com sucessivos retornos em interstício na madrugada expondo os trabalhadores e motoristas a risco de assalto, como ocorreu com um de seus subordinados em junho deste ano.

Em sua gestão, e com o auxílio dos gerentes setoriais, transformou os supervisores de turno em meros fantoches sem autonomia sequer para aprovar justificativas de atraso e pedido de férias. Hoje, esses supervisores só têm o direito de dizer “não” ao trabalhador. Isso acarretou na FAFEN manifestação inédita de renúncia coletiva aos postos de supervisão.

Também contribuiu para o deserto que virou o Centro Integrado de Controle da FAFEN (foto), defendendo a redução de efetivo, através do estudo de “O&M” que concluiu que o operador de painel é “ocioso”. Hoje o operador de painel sequer pode ir ao banheiro por falta de backup.

Por outro lado, o Sindipetro teme que isso seja uma estratégia da FAFEN para viabilizar sua transferência para outra unidade, já que alguns “amigos” do Gerente Geral estão conseguindo sair da FAFEN com o risco de fechamento da unidade, mesmo que aos outros trabalhadores esse pedido tenha sido repetidamente negado.

Para o Sindipetro Isso é extremamente prejudicial aos negócios da Petrobras pois a experiência mostrou que por onde o ex-gerente passa deixa “terra arrasada”.

Mesmo assim, os trabalhadores esperam por um novo tempo na forma de gerir a Produção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia restabelecendo a paz dentro da unidade.

O Sindipetro Bahia, mesmo com a mudança do gestor, não deixará de acompanhar de perto tudo que for inerente aos interesses dos trabalhadores da FAFEN e espera que o próximo gerente tenha mais maturidade, capacidade de diálogo e discernimento para poder estar presente na mesa de negociação todas as vezes que for necessário.


#JuntosSomosMaisFortes
#NãoVamosCeder