Publicado: 01/09/2017 | 1774 visualizações

Curso sobre certificação de SPIE no Sindipetro

Teve continuidade nesta sexta (01\09), o curso técnico sobre a certificação dos Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), ministrado pelos técnicos Edson Funcke e Antônio Raimundo Telles, representantes dos trabalhadores na Comissão de Certificação de SPIE (COMCER). Destinado aos cipistas e dirigentes sindicais das entidades filiadas à CNQ\CUT e FUP, o curso é uma parceria do Sindiquímica e Sindipetro Bahia, que sediou o segundo dia do evento. O primeiro dia (31\08), o curso ocorreu no Sindiquímica.

Nos dois dias de curso eles falaram sobre a revisão da Norma Regulamentadora 13 (NR-13) e ressaltaram a sua importância sobre vasos de pressão e caldeiras. Segundo Edson Funcke, o SPIE é formado por trabalhadores do quadro próprio das empresas e unidades da Petrobrás, organizados por setor, divisão e departamento, tendo como objetivo monitorar as condições físicas dos equipamentos estáticos de processo instalados nas fábricas, como tubulações, reatores, vasos de pressão, fornos, tanques, torres de fracionamento, etc. O grupo só pode ser considerado como SPIE depois de auditado pelo INMETRO ou outro órgão, que não tenha fins lucrativos e seja credenciado para a realização do serviço.

Segundo o técnico Antônio Teles, o curso, além das questões técnicas, abordou a atuação dos sindicatos na certificação do SPIE e na NR-13. Para ele, “o processo de certificação de SPIE tem uma importância fundamental para os trabalhadores, por isso é importante que as pessoas envolvidas no processo assumam o papel de multiplicadores das informações na certificação”.

Já o palestrante Edson Fucke explicou que os requisitos exigidos para a certificação do SPIE são muito complexos, ressaltando que por isso dois dias de curso é muito pouco para uma troca mais profunda de informações, mas o aprendizado sempre é útil e os resultados podem ser considerados como satisfatórios. Os dois técnicos e representantes dos trabalhadores na Comissão de Certificação de SPIE consideram importante que os participantes entendam o processo para que possam atuar de maneira eficaz na prevenção e eliminação de riscos nos ambientes de trabalho.

(Com informações do Sindiquímica)