Publicado: 27/09/2017 | 1917 visualizações

DENÚNCIA – Petrobrás põe em risco a vida dos trabalhadores com a redução do efetivo mínimo

A doutora Leda Leal Ferreira, ex-pesquisadora titular da Fundacentro – aposentou-se em 2012, após 31 anos como profissional de vários setores, entre eles o de Ergonomia – foi a convidada especial do Cara a Cara de segunda (25\09), que tratou do tema “Efetivo mínimo nas unidades operacionais”, com transmissão ao vivo pelo facebook do Sindipetro Bahia.

Segundo a doutora Leda Leal, “é extremamente preocupante a decisão da atual direção da Petrobrás em diminuir o número de petroleiros nas suas refinarias. E os motivos dessa preocupação são vários: porque a empresa se nega a discutir o assunto com a FUP e seus sindicatos filiados que, em nome dos operadores, manifestam sua preocupação com a segurança das refinarias, decorrente da sobrecarga de trabalho que a diminuição de pessoal acarretou para os petroleiros que continuaram na empresa, uma vez que  não houve nenhuma melhoria tecnológica que facilitasse o trabalho deles, mas apenas uma intensificação do mesmo”.

Durante o programa, ela ressaltou que “o estudo no qual a direção da Petrobrás diz ter se apoiado para diminuir seu pessoal utiliza um método baseado em tempos e movimentos, que não é adequado para o dimensionamento de pessoal em sistemas contínuos, perigosos e complexos como as refinarias de petróleo, porque não leva em conta a natureza do trabalho dos operadores, variada, mental e coletiva, essencial para garantir a segurança do sistema”.

Ainda segundo a doutora Leda Leal, “o principal argumento da Petrobrás é econômico: diminuir os custos da operação, sem considerar o custo humano que a redução de pessoal representa para a saúde e segurança dos operadores”.

Ela deixou claro para a direção do Sindipetro Bahia e aos que participaram ao vivo do Cara a Cara “que o argumento da empresa de que o dimensionamento do seu pessoal é de responsabilidade exclusiva da sua direção é, de certa forma, uma faca de dois gumes, pois responsabiliza unicamente esta mesma direção pelas consequências nocivas que a diminuição de pessoal pode acarretar na segurança do sistema e seu entorno, o que é muito preocupante”.

O Cara a Cara de segunda (25\09) começou às 19h03 e terminou às 20h23, alcançado 3.666 pessoas, teve 1.408 visualizações, 250 reações (170 curtidas, 2 amei, 49 comentários e 28 compartilhamentos).