Publicado: 22/12/2017 | 1755 visualizações

Sindicatos da FUP estão concluindo assembleias e garantindo a manutenção de direitos no Sistema Petrobrás

Os sindicatos da FUP estão concluindo as assembleias em diversas bases do Sistema Petrobrás, com aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho, que mantém a íntegra dos principais direitos dos petroleiros, apesar da conjuntura desfavorável à classe trabalhadora.

Nesta sexta-feira, 21, os sindicatos de Duque de Caxias e de Pernambuco/Paraíba concluem as assembleias, com aprovação de todos os indicativos da FUP.

Na Bahia, as assembleias já foram conluiídas na grande maioria das bases, restando apenas a do Ediba e de um grupo da Rlam (que ocorrerão hoje à tarde), e três que serão realizadas no dia 26, mas o resultado parcial está consolidando a ampla aprovação da proposta conquistada. Mais de 80% dos petroleiros da Bahia estão sendo favoráveis ao acordo coletivo garantido pela FUP no processo de negociação que impediu a retirada de direitos, como queriam a Petrobrás e suas subsidiárias.

Os petroquímicos da Araucária Nitrogenados, empresa que está em processo de privatização, foram os primeiros a concluir as assembleias, aprovando por unanimidade o ACT e os demais indicativos da FUP.

Os demais sindicatos da FUP também seguem aprovando o acordo. Apenas no Rio Grande do Norte e no Ceará/Piauí, as assembleias serão iniciadas na próxima semana.

Os petroleiros estão referendando ainda os indicativos de manutenção dos estados de greve e de assembleias permanentes contra a privatização de unidades da empresa (veja o quadro abaixo).

Assista aqui ao vídeo onde o coordenador da FUP comenta o resultado das assembleias

Quadro parcial das Assembleias (à medida que os sindicatos informarem novos resultados, atualizaremos os percentuais)

Sindiquímica Paraná (assembleias concluídas)

Proposta - aprovação 100%