Publicado: 09/01/2018 | 1486 visualizações

ALERTA – biometria é necessária para garantir o voto e o retorno da democracia

A direção do Sindipetro Bahia alerta a categoria para a obrigação de se fazer a biometria, pois somente com ela será possível votar nas eleições de outubro de 2018. Inicialmente, o Tribunal Regional Eleitoral\TRE ofereceu ao cidadão a opção de fazer o cadastramento, com hora marcada, pela internet, para facilitar a biometria; no entanto, o serviço não atendeu aos milhares de pedidos e foi suspenso pelo próprio órgão neste mês de janeiro. Apesar do número de postos de atendimento, inclusive os que funcionam nos shoppings (SAC), as filas são enormes, como a imprensa já divulgou – TV, rádios e jornais - e as reclamações contra o serviço oferecido pelo TRE só fazem aumentar. Com a proximidade da data de encerramento para se fazer a biometria - 31 de janeiro - o risco de milhares de cidadãos ficar sem votar este ano aumenta, o que não é bom para a escolha dos bons candidatos e a  democracia.

É bom lembrar que o exercício do voto esse ano ganhou uma importância ainda maior, após o golpe que tirou a presidente Dilma do poder, levando o país a um retrocesso histórico, político, trabalhista e econômico sem precedentes, com sérios prejuízos para a população e em especial a classe trabalhadora. Portanto, não deixe de procurar um dos locais de recadastramento – apesar de todas as dificuldades e burocracia - e exija a sua biometria, pois somente assim teremos a chance de derrotar os golpistas e restabelecer a democracia.