O que você achou dessa matéria?
bom (4) ruim (0)
Publicado: 15/01/2018 | 1264 visualizações

Gerente da FAFEN-BA assedia trabalhadores para que descumpram procedimento de segurança

O Gerente Setorial da unidade de amônia e ureia da FAFEN-BA tentou obrigar operadores a realizar manobras de movimentação de FORMOL, nesta segunda-feira, 15/01, descumprindo procedimento interno.

A movimentação de formol (CUF) dentro da FAFEN-BA é uma atividade perigosa e, por isso, existe procedimento específico: o PE-3FBA-00352-B. Uma das determinações do procedimento é a de que o gerente “deve garantir o cumprimento do padrão”, mas o gerente, no intuito de agradar seu chefe, mandou descumprir. Esse mesmo gerente que, durante a partida da unidade de amônia, adulterou procedimento na caneta e constrangeu operadores a cumprir (veja aqui).

Após a redução de efetivo, a atividade de descarga de formol passou a ser do Operador de Manutenção como definido no procedimento PG-5AF-00053. Ocorre que, devido a folga do OPMAN, essa atividade deveria ser realizada no dia seguinte, mas o gerente “bateu o pé” que queria a atividade realizada hoje de qualquer jeito, encobrindo sua falha de planejamento.

Anexo A Padrão PG-5AF-00053

 

Vale lembrar que este gerente assumiu a planta de ureia a menos de 2 meses e parece ainda não saber nada sobre a planta.

O SINDIPETRO-BA reafirma o posicionamento de que, se o gerente admitiu que estava sobrando trabalhador no posto de trabalho e reduziu o efetivo, ele deve assumir as consequências de sua atitude.

Nenhum procedimento deve ser descumprido, muito menos pelo próprio gerente responsável por garantir o cumprimento. A atitude que o gerente tomou nesta segunda-feira é repudiada pelo Código de Conduta e Ética da Petrobras.

As manobras de descarga de formol na planta de ureia devem ser realizadas, exclusivamente, pelo operador de manutenção como definido no procedimento e qualquer forma de obrigar outros trabalhadores a realizar a atividade é ASSÉDIO MORAL.