O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 24/01/2018 | 1688 visualizações

O filósofo norte-americano Noam Chomsky faz em vídeo defesa da candidatura de Lula

Com tudo indicando que Lula é a figura mais popular do Brasil e muito provavelmente seria eleito em eleições justas, é no mínimo apropriado que ele seja permitido a se candidatar para que o povo brasileiro possa expressar seu próprio julgamento na candidatura de Lula.

Cem anos atrás, analistas norte-americanos descreveram o Brasil como o potencial Colosso do Sul, e em comparação com o Colosso do Norte "um poderoso domínio de potencialidades ilimitadas", foram as palavras que eles usaram. 

O Brasil ainda precisa preencher essas expectativas apesar de que sob o governo Lula, com a participação habilidosa do seu Ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, o Brasil se tornou provavelmente o mais respeitado ator no cenário internacional.

O potencial é real e pode ser atingido, com grandes consequências para toda América Latina e, claro, para todo o mundo. A situação atual mundial não pode deixar de nos lembrar da observação de Antônio Gramsci, do que ele chamou de um "tempo de monstros" onde o velho mundo está morrendo e o novo mundo tenta duramente nascer.

O Brasil pode ser um protagonista nessa batalha para criar um novo mundo de justiça e paz, mas para fazer isso ele deve cumprir seus princípios democráticos e garantir que a voz das pessoas não seja silenciada.

Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna”. Ele também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica.   

 

Clique aqui para ver o vídeo.