Publicado: 27/01/2018 | 2055 visualizações

Gerência da RLAM assume compromissos em reunião com Sindipetro

Na última quinta (25), dirigentes sindicais e gerentes da RLAM se reuniram na refinaria para tratar demandas dos empregados. Veja os temas discutidos:

- Efetivo operacional das U-23/24/25

O grupo de operadores dessas unidades elaborou documento externando preocupação em relação à redução do efetivo mínimo operacional e às condições de segurança. Alegaram que não há treinamento e que o grupo tem muitos operadores com pouca experiência. Além disso, solicitaram acompanhamento mais próximo por parte da engenharia de processo.
O Sindipetro reafirmou sua discordância em relação ao estudo de O&M apresentado pela empresa e que seguirá questionando judicialmente a implementação da redução do efetivo. Para minimizar a insegurança, a gerência da refinaria se comprometeu a melhorar o plano de treinamento dos operadores e dar mais tempo para que os novos adquiram experiência operacional, sobretudo no painel de controle das unidades. Em relação às deficiências no processo, a gestão realizará avaliação técnica e, se constatado risco não tolerável, as unidades deverão parar até que as anormalidades sejam sanadas.

- Interstício total

Acordado que nada muda em relação ao interstício total. Os trabalhadores não devem se deslocar de madrugada, nem terão seus dias cortados. A gestão da refinaria deverá melhorar o acompanhamento dos efetivos para que não haja dobra no turno de 7x15.

- Trocas de turno

Segue, conforme padrão, garantido o número mensal máximo de trocas de turno (5 ou 7*), respeitando-se a manutenção de pelo menos 50% da turma original em todos os turnos. (*estudantes)

- Transporte

O GG se comprometeu a discutir com o gerente de Infra-estrutura soluções para o transporte de turno da refinaria. Mudanças de roteiros dos ônibus e dos locais de transbordo serão avaliadas. O Sindipetro colocou sua preocupação em relação à segurança e ao conforto dos trabalhadores; ressaltou também que uso de vans em lugar de ônibus está descartado pela categoria.

- Treinamento NR-20 (on-line)

Os diretores do Sindipetro apresentaram a PORTARIA MT N. 872, que aprova as diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino à distância (EaD) e semipresencial para as capacitações previstas na NR-20. Destacaram principalmente os itens 4.3 e 4.4.1:
4.3 Devem ser disponibilizados recursos necessários e ambiente exclusivo, que favoreça a concentração e a absorção do conhecimento pelo empregado, para a realização da capacitação.
4.4.1 O período de realização do curso deve ser exclusivamente utilizado para tal fim para que não seja concomitante com o exercício das atividades diárias de trabalho.
A gerência deverá solicitar que o RH elabore plano para esse tipo de treinamento, observando os aspectos legais.

O Sindipetro orienta que a base continue a denunciar os problemas à CIPA e ao Sindicato, para que se busquem sempre melhores condições de trabalho.