Publicado: 06/02/2018 | 1928 visualizações

A FUP e o déficit da Petros

Em 2001, a FUP ingressou com uma ação civil pública cobrando R$ 13 bilhões de dívidas da Petrobrás com a Petros. A perícia indicada pela Justiça confirmou o valor de R$ 9,7 bilhões (valores da época).

Em 2007, na ocasião do AOR e da repactuação, a Petrobrás reconheceu R$ 4,7 bilhões da dívida, fazendo um acordo com a FUP. Esse valor hoje, no patrimônio da Petros, corresponde a mais de R$ 11 bilhões. Ou seja, sem o AOR, o déficit do PP1 seria de quase R$ 40 bilhões e o plano estaria bem próximo da insolvência.

Infelizmente, em função de uma aberração jurídica causada pela atuação do Sindipetro-LP (FNP), em divergência política com a FUP, a ação ficou parada por alguns anos e só voltou a andar no ano passado, restando ainda R$ 5 bilhões (valor não atualizado) para serem julgados, que poderão contribuir para diminuir consideravelmente o déficit da Petros.

Desta forma, faltam com a verdade quando dizem que a FUP não cobra as dívidas da Petrobrás com a Petros. E faltam com a verdade quando dizem que o AOR em 2007 não foi positivo para a categoria petroleira.

COLUNA PETROLEIRA

Oposição FUPista do Sindipetro-RJ