Publicado: 28/05/2018 | 1881 visualizações

EUA subsidiam os combustíveis!

Do Facebook de Caetano Christophe Rosado Penna, professor de Economia Industrial e da Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):

Ainda na linha "tem de privatizar que nem nos EUA que aí o preço cai" - os preços nos EUA ("the gas guzzling nation" - (o país que se empanturra de petróleo)) são baixos por causa do subsídio estatal à produção e ao refino: "Sem subsídios federais e estaduais, quase metade da produção americana de petróleo - cerca de 45% - não daria lucros com os preços atuais, afirmam os pesquisadores".

Esses são os subsídios à exploração. Tem também os subsídios ao refino num esquema que envolve financiamento de petrolíferas a campanhas de políticos: "Uma futura refinaria da Shell na Pensilvânia já está na fila para receber um subsídio estadual de U$ 1,6 bilhão - parte de um acordo feito em 2012, quando a empresa registrou um lucro anual de U$ 26,8 bilhões."

"O novo maquinário da refinaria da ExxonMobil em Baton Rouge, Louisiana, se benefiam de U$ 119 milhões em subsídios do Estado. O auxílio começou em 2011, ano em que a empresa teve um lucro de U$ 41 bilhões.

Um outro acordo de U$ 78 milhões beneficiou a Marathon Petroleum em Ohio a partir de 2011, quando a companhia lucrou U$ 2,4 bilhões"

Fonte: Conversa Afiada