Publicado: 05/12/2018 | 2939 visualizações

Nota sobre a operação “Sem Fundos”

A Diretoria do Sindipetro Bahia - Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia -, entidade com destacada atuação na defesa dos trabalhadores do Setor Privado de Petróleo e do Sistema Petrobrás, tomou conhecimento, por meio da imprensa, da operação da Polícia Federal denominada “Sem Fundos”, deflagrada no dia 23 de novembro de 2018, que culminou com a execução da ordem de prisão, exarada pela 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba – PR, em face de ex-funcionários da Petrobrás, alguns com passagem em cargos da nossa instituição.

Em primeiro lugar, é importante ressalvar que NENHUM dos envolvidos no caso pertence à atual Diretoria do sindicato, eleita para o triênio 2017-2020.

Por conseguinte, o Sindipetro-Ba reafirma sua confiança no estrito cumprimento dos papéis republicanos a que foram incumbidas as instituições democráticas vinculadas aos poderes do Estado, conforme previsão na Constituição Federal de 1988.

Dessa forma, a instituição sindical entende tratarem-se de fatos cuja gravidade recomenda especial atenção e prudência, tanto para que sejam respeitadas todas as garantias constitucionais dos ora investigados, quanto para a proteção integral do patrimônio material e imaterial da Petrobrás e dos segurados da Fundação Petrobrás de Seguridade Social - PETROS.

Por fim, o Sindipetro conclama a categoria petroleira do Estado da Bahia a manter o foco na luta diária pela efetivação e proteção de seus direitos, pela preservação da Petrobrás como patrimônio nacional, bem como reafirma seu papel de entidade representativa de luta contra qualquer risco de violação de direitos individuais ou coletivos da categoria.

Fonte: Sindipetro Bahia