Publicado: 26/05/2017

Roteiro cultural 26/05 a 01/06

Vozes do Bandolim - Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda

Dois maestros do bandolim de dez cordas se apresentam entre os dias 25 e 27 de maio na Caixa Cultural, em Salvador. Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda fazem shows a preços populares pelo projeto Vozes do Bandolim, sempre às 20h.

No sábado (27), será realizada uma apresentação extra, às 18h. No palco, os instrumentistas farão uma aclamação ao bandolim de 10 cordas, instrumento criado por Armandinho e que encontra em Hamilton de Holanda, o seu grande divulgador pelo mundo. O repertório será composto por canções autorais e clássicos da Música Popular Brasileira. Há espaço para outros gêneros também: Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth se misturam a Jimmy Hendrix, em meio a solos e improvisos dos artistas.

Vozes do Bandolim - Armandinho Macêdo e Hamilton de Holanda

Dias: 26/05 às 20h e 27/05 às 18h e às 20h

Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, Centro

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00

Batifun

A sexta-feira, a noite terá o ritmo contagiante do grupo Batifun, que volta ao Botequim depois de algum tempo! Variando entre o romântico e o dançante, o repertório da banda sempre termina com gosto de ‘quero mais’. Tudo isso, aliado ao carisma de seus integrantes Marcelo, Júnior e Fernando. O grupo surgiu em 1998, mas foi a partir de 2003 que se tornou mais popular na cidade, com presença marcante do público nos locais onde se apresentava. Foi uma das bandas precursoras do movimento que trouxe de volta o samba aos grandes eventos e casas de shows em Salvador. Antes do Batifun entrar no palco, quem abre a noite é o cantor Titilo de Oliveira.

Batifun

Dia: 26/05 às 20h

Local: Botequim São Jorge – Rua Borges dos Reis, Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30,00 (mulher) e R$ 40,00 (homens)

Joanna de Volta ao Começo

As canções que permeiam 30 anos de uma carreira virtuosa. Essa é a tônica do show “Joanna de Volta ao Começo”, que a cantora apresenta nos dias 26 e 27 de maio, às 20h30, no Café-Teatro Rubi, Sheraton da Bahia. Quase dois anos depois de cantar pela primeira vez no Rubi, com as duas sessões esgotadas, Joanna retorna com um show em que promete trazer uma rica memória musical para seus fãs e admiradores..

Joanna de Volta ao Começo

Dia: 26/05 às 22h

Local: Café Teatro Rubi – Sheraton Hotel da Bahia – Campo Grande

Couvert: R$ 120,00

Culinária Musical com Juliana Ribeiro

O samba está garantido no Culinária Musical. Projeto do ator Jorge Washington (Bando de Teatro Olodum) que reúne boa música e pratos especiais em um clima de descontração na Casa de Pedra, final de linha do bairro do Garcia. A convidada desta edição será a cantora Juliana Ribeiro, artista expoente do cenário nacional: é cantora, compositora, historiadora e mestre em cultura e sociedade.

Juliana canta as matrizes do samba através da própria arte, envolvendo a platéia em ritmos como Lundu, Côco, Jongo, Maxixe, Sembas Angolanos, Batuque, e claro, o ancestral Samba-de-Roda que contagia o público numa grande roda de umbigada, ao final de cada apresentação.

A convidada será acompanhada pelo grupo de samba de mesa já conhecido pelos freqüentadores do espaço, com Reinaldo (violão), Flavinho (cavaquinho) Ricardo (Surdo), Neném Madeira (tantan) e Chimby (reco reco). Desta vez o anfitrião Jorge Washington promete caprichar no Bacalhau Martelo, em mais uma receita singular ao seu imaginário afetivo e já aprovada, em dose dupla, por amigos e familiares.

Culinária Musical com Juliana Ribeiro

Dia: 27/05 às 13h

Local: Casa da Pedra – Garcia

Ingresso: R$ 10,00 (Couvert Artístico)  e R$ 20,00 ( prato)

Arraiá das Marias

Sob o comando de Maria Coisa e Fulô di Maria o  ARRAIÁ DAS MARIAS, pretende resgatar a tradição das festas juninas com quadrilha, brincadeiras, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, casamento na roça, concurso de casais e muito mais.

Arraiá das Marias

Atrações: Maria Coisa e Fulô di Maria

Dia: 27/05 às 20h

Local: Arena do Teatro SESC SENAC Pelourinho – Largo do Pelourinho

Ingresso: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia)

Projeto Incubadora Sonora – 3ª Edição

A força do rock da banda 'Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes' e a batida do rap de 'Maus Elementos' se juntam a energia e irreverência do músico Irmão Carlos no primeiro show da 3ª edição do Projeto Incubadora Sonora. O show é resultado do projeto de incubação que ao longo de um mês trabalhou a capacitação profissional das nove bandas selecionadas. Nesse período foram realizadas oficinas de gravação, produção, fotografia, comunicação e cenografia, além da produção de um ensaio fotográfico e da gravação em estúdio de duas músicas autorais para cada banda. O projeto prevê ainda quatro shows entre junho e agosto com as demais bandas que integraram a Incubadora Sonora neste ano.

Projeto Incubadora Sonora – 3ª Edição

Dia:27/05 às 22h

Local: Portela Café – Rua Itabuna, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho

Ingresso: R$ 5,00

Festival Caymmi de Música

Essa será a quarta edição do evento que, desde abril, vem mobilizando o público soteropolitano em diferentes bairros de Salvador e reverberando a nova música produzida na Bahia.

Serão dois dias de programação gratuita e aberta ao público com destaque para a multiplicidade dos movimentos urbanos artísticos, culturais e sociais da cidade em atividades de bem-estar, oficinas e vivências ambientais, programação infantil, sarau, feira de trocas, gastronomia e mostras de coletivos criativos.

Na grade de atrações, shows protagonizados por artistas concorrentes pela categoria ‘Show’ ao Prêmio Caymmi de Música 2ª edição. No sábado, apresentações de Santini e Trio, Ana Paula Albuquerque, Retro_Visor, Larissa Luz, e ainda terá participação especial da cantora Rebeca Matta.

No domingo, sobem ao palco do anfiteatro do Parque os artistas Danilo Fonseca, Lívia Nery, Sertanília e O Quadro. O convidado especial do dia será o cantor e compositor Lucas Santtana. Diferentemente das demais edições, com shows vespertinos, o Festival no Parque da Cidade terá shows começando às 11h, horário em que tradicionalmente acontecem os shows no local.

Programação Completa do Festival

SÁBADO – 27 de maio

8h – Abertura da Ocupação – Cicloativismo com Aulão 'Preta, vem de bike!' (Coletivo La Frida)

8h30 – Mercadilho

9h – Homenagem ao Dia da Mata Atlântica_Oficina de Jardinagem para bebês e crianças (Canteiros Coletivos)

10h - Feira de Trocas

10h30 – Food Trucks + Feira Gastronômica

11h – Show | Santini e Trio, Ana Paula Albuquerque, Retro_Visor e Larissa Luz | Participação especial:Rebeca Matta

14h - Grupo Pé de Moleca

15h - Batalha de MC’s (Coletivo Batalha no Park – Nordeste de Amaralina)

DOMINGO – 28 de maio

8h – Cicloativismo com Aulão 'Preta, vem de bike!' (Coletivo La Frida)

8h30 – Mercadilho

9h – Homenagem ao Dia da Mata Atlântica_Quintal das Crianças (Vivência Ambiental com brincadeiras)

10h - Feira de Trocas

10h30 – Food Trucks + Feira Gastronômica

11h – Show | Danilo Fonseca, Lívia Nery, Sertanília e O Quadro | Participação especial: Lucas Santtana

13h – Minicortejo com Bereguede (Artefato sobre rodas)

14h – Sarau Poético (Grupo Ágape + Resistência Poética e convidados)

Festival Caymmi de Música

Atrações: música, oficinas e vivências ambientais, programação infantil, sarau, feira de trocas, gastronomia e mostras de coletivos criativos.

Dias: 27/05 e 28/05 das 8h às 15h

Local: Parque da Cidade – Itaigara

Samba de Chula

O samba de chula tem uma melodia mais complexa e extensa onde os cantadores entoam chulas (uma forma de poesia musicada, dominada por poucos mestres sambadores). Os cantadores encontram apoio rítmico no pandeiro e harmônico nos toques da viola manchete. O projeto “A Cartilha do Samba Chula” gerou-se a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola, num processo de ensino-aprendizagem em oficinas realizadas nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro.

serviço

Samba de Chula

Dia: 28/5 às 10h30

Local: Mercado Modelo – Praça Visconde de Cayru, 250, Comércio

Vânia Abreu – Venturo

Como seremos no futuro? Quem seremos? No que vamos acreditar? Venturo é sinônimo de futuro, do que está por vir. E Vania volta aos palcos com o desejo de mover perguntas como essas e sentimentos que esquecemos no seu show Venturo.

No repertório, uma seleção de canções gravadas em seus 7 discos de carreira, e novas leituras para os clássicos como, “Quizas, Quizas, Quizas” (1947) de autoria do cubano Osvaldo Ferrès, e “Samba de uma nota só” (1962) de Tom Jobim e Newton Mendonça. A artista ainda apresentará canções inéditas, que serão lançadas no ano de 2017.

O show é dividido em três momentos, sempre traduzidos pela ordem das músicas que busca a conexão literal entre elas, assim como a condução de sua emotividade como intérprete. Como intérprete é reverente à composição e ao autor, mas inconfundivelmente pessoal, íntima e assertiva. Sabe dosar palavras e melodias para não tornar o show denso ou leve demais.

Vânia Abreu – Venturo

Dia: 28/05 às20h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 100,00/R$ 50,00 (filas A a W) e R$ 80,00/R$ 40,00 (Q a Z11)

Katulê

Originário das rodas de samba de Salvador, o grupo traduz as influencias do samba do recôncavo baiano e do partido alto carioca em suas músicas, levando o público a um passeio entre o clássico e o contemporâneo e encantando pela qualidade e maturidade musical.

Gravado recentemente, o DVD KATULÊ ao vivo é recheado de sucessos sendo as suas canções autorais Luz Acesa e Desce Rebolando as de maior aceitação. São nos ensaios que as músicas se tornam sucessos e as danças viram hits no gosto popular.

Katulê

Dia: 28/05 às 20h

Local: Praça Pedro Arcanjo – Pelourinho

Meio Beat Meio Banzo

Meio Beat Meio Banzo é o novo show da cantora e compositora Tatiana Nascimento. Celebra a parceria da cantora brasiliense com o produtor musical baiano Zé Balbino e com o violonista gaúcho Cristiano Figueiró. No repertório, novas versões de músicas da cantora exploram timbres e texturas eletrônicas aliados ao som acústico do violão

Meio Beat Meio Banzo

Dia: 31/05 às 20h

Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima, 03, Aflitos

Ingresso: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

Varanda dos Cantadores

O projeto Varanda dos Cantadores segue sua programação, desta vez com Maviael Melo recebendo as participações especiais de Camyla Pereira e Carlos Vilella.

A Varanda dos Cantadores, maior temporada de cantoria de Salvador, segue até novembro, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, reunindo uma sequência de shows com cantadoras e cantadores, esquentando o clima para o Quinto Encontro de Cantadores no Pelo, programado para o mês de dezembro, no Pelourinho.

Varanda dos Cantadores

Atrações: Maviael Melo, Camyla Pereira e Carlos Vilella.

Dia: 01/06 às 21h30

Local: Varanda do SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30,00

TAETRO

God

Quando alguma coisa está errada, pode confiar: Deus toma as devidas providências. E dessa vez, o Todo-Poderoso, Rei do Universo, autor do espaço e do tempo decide vir à Terra pessoalmente... ou quase isso. Cansado dos Dez Mandamentos e de toda a incerteza que eles vêm gerando à humanidade, o criador toma forma através de Miguel Falabella para propor novas leis e esclarecer qualquer mal-entendido a seu respeito. Esse é GOD, o mais novo espetáculo de Miguel Falabella que se apresenta em Salvador pela 18ª Edição do Catálogo Brasileiro de Teatro.

De David Javerbaum, vencedor de Emmy Award Winner, o aclamado e premiado “GOD” fez um enorme sucesso na Broadway, sendo definido pelo jornal The New York Times como “delirantemente, divinamente engraçado". No Brasil, o espetáculo chega ao público pelas mãos de Miguel Falabella que, além de interpretar o personagem principal, assina a versão brasileira e a direção.

No espetáculo, ele e seus dois arcanjos dedicados, Miguel (Magno Bandarz) e Gabriel (Elder Gattely), respondem a algumas das questões mais profundas que têm atormentado a humanidade desde a Criação, em apenas 90 minutos. O Deus de Falabella vem para arrancar muitas risadas do público e desvendar os maiores segredos do universo ou, pelo menos, do Brasil. Afinal, Deus não é brasileiro?

God

Dias: 26/05 e 27/05 às 21h

Local: Teatro Castro Alves Campo Grande

Ingresso: R$ 140,00/70,00 – setores de A a P R$ 120,00/60,00 – setores de Q a Z3 R$ 80,00/40,00 – setores de Z4 a Z8 R$ 60,00/30,00 – setores de Z9 a Z11

A Besta -K Cena

Pela quarta vez no Brasil, o K Cena - Projeto Lusófono de Teatro Jovem promove neste ano a residência artística entre Graeme Pulleyn, encenador inglês radicado em Portugal, e atores da universidade LIVRE do teatro vila velha.

O espetáculo é montado a partir das obras “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, “O Rinoceronte”, de Eugène Ionesco, além de textos do poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud.

O K Cena é realizado pelo Teatro Viriato (Portugal) em parceria com o Teatro Vila Velha e com o Instituto Camões/Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo (Cabo Verde).

A Besta - K Cena

Dias: 26/05 e 27/05 às 20h e 28/05 às 19h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público – Campo Grande

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)

E se Deus fosse Preto

O espetáculo tem como personagem central Lhutam Omí Imbó do Dendê -LHOID, homem negro preso injustamente pelo assassinato de sua filha e de sua esposa. Durante o tempo no cárcere, ele escreve textos que, após a sua morte, se revelarão como base para a criação de um novo paradigma mundial. Em pouco tempo, as ideias de LHOID ganham repercussão absurda e tornam-se a nova religião universal. Com elementos de ficção científica, o texto faz um percurso até os anos 3.000, revelando surpresas de um mundo que viu a queda das religiões vigentes e o surgimento de um novo messias. Primeiro monólogo de Sergio Laurentino, ator do Bando de Teatro Olodum, a peça tem direção de Jean Pedro.

E se Deus fosse Preto

Dia: 30/05 às 19h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público – Campo Grande

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

Diário de uma Vagina

Diário de uma Vagina narra à história de uma vagina atormentada pela vida que leva. Com muito humor, ela comenta sua revolta contra a falta de sensibilidade, cuidado, amor e atos violentos entre gênero a partir das aventuras e experiências amorosas da sua dona durante a trajetória de construção de um novo caminho para reencontrar a felicidade afetiva.

Diário de uma Vagina

Dias: 26/05 e 27/05 às 20h

Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa Nova de Cima, Aflitos

Ingresso: R$ R$ 20,00 e R$ 10,00

Fé. E os Orixá se fizeram presentes

O espetáculo aborda a construção espiritual. Seus símbolos e significados são abordados numa linguagem estética contemporânea, em cenas que dão saltos atemporais sem ordem cronológica desenvolvendo fragmentos cuja unidade vem sendo buscada e alcançada ao longo da encenação.

De acordo com o candomblé, cada pessoa pertence a um determinado orixá. Uma vez escolhido como filho o Orixá torna-se por toda a vida senhor de sua cabeça e mente, herdando suas características físicas e de personalidade. É justamente essa a linha condutora da encenação “Fé. E os Orixás se fizeram presente.”: Os orixás “disputam” a cabeça de um homem e nesse ínterim se estabelece um elo entre a essência dessas divindades e um ex executivo falido que ao perder tudo busca uma explicação para o chamado da fé. Seja renegando essa fé ou se embebedando dela.

A encenação se baseia na incessante procura pela fé, passando pelas dúvidas, encontros, desencontros e transtornos que um homem (que vive entre o transe e a lucidez) passa para alcançar as suas verdades numa renegação pelas forças sagradas que se impõem a ele como complemento da sua existência e não apenas como uma ideia de salvação.

Fé. E os Orixá se fizeram presentes

Dia: 27/05 às 20h

Local: Teatro Sesi Rio Vermelho – Rua Borges do Reis, 9 Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Dedo Podre

A peça é baseada nas histórias reais de Nivea Stelmann e Lua Veiga, autoras do livro “Dedo Podre” e traz a seguinte provocação: sabe quando as mulheres se moldam aos desejos dos homens, se transformam, quase perdem a identidade e, sem perceber, acreditam que elas têm algum problema crônico? Pois é... daí um dia, ela se pergunta: por que tantos desencontros nos relacionamentos?

Dedo Podre

Dias: 27/05 20h e 28/05 às 19h

Local: Av. Manoel Dias da Silva – Pituba

Ingresso: R$ 60,00 e R$ 30,00

Parafernalha

Trata-se de um dos primeiros canais do Brasil a trabalhar com esquetes de humor. No youtube o canal possui mais de 8 milhões de inscritos e no facebook a página já ultrapassa a barreira de 3 milhões de curtidas.

Responsável por revelar grandes talentos do humor, alguns absorvidos por outras
mídias, a “Parafernalha” inicialmente foi pensada como um canal de esquetes,
porém sua projeção e popularidade acabaram fazendo a produção investir em
diferentes formatos de conteúdo, e o desejo de levar seu humor para outras
plataformas foi cada mais ficando mais forte.

Na peça, os atores vivem personagens que têm como objetivo fazer um vídeo que se torne um grande viral. O texto inédito, com esquetes desenvolvidas especialmente para o espetáculo, traz também referências a vídeos e memes clássicos, e apresenta uma grande variedade de temas, sempre retratados pela já característica visão cômica do grupo.

Parafernalha

Dias: 27/05 às 20h e28/05 às 19h

Local: Teatro ISBA – Av. Ademar de Barros, Barra

Ingresso: R$ 80,00

Mulher com a Palavra – Uma Conversa com Marina Lima

cantora Marina Lima abre o ciclo de encontros do projeto “Mulher com a palavra”, em 2017. O evento ocupará o palco do Teatro Castro Alves, no dia 29 de maio, às 19h30, com mediação da jornalista Rita Batista.

Com o tema “Atitude Feminina e Liberdade Sexual”, o projeto receberá uma das mais importantes cantoras brasileiras, que traz a experiência como artista e de posicionamentos que tomou ao longo da carreira, especialmente por ser mulher.

O projeto se configurou como um espaço de reflexão sobre temas urgentes referentes ao empoderamento feminino, propondo e provocando a reflexão sobre questões políticas e comportamentais.

Mulher com a Palavra - Ano II – Atitude Feminina e Liberdade Sexual

Atração: Marina Lima

Mediação: Rita Batista

Dia: 29/05 às 19h30

Local: Sala principal do Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00

FILMES

Faces de Uma Mulher

Sandra (Adèle Exarchopoulos) é uma jovem se mudando para Paris, e que tem um leve toque para o desastre. Karine (Solène Rigot) é uma adolescente que passa por infinitas sucessões de fugas, homens e percalços, porque qualquer coisa é melhor que sua família. Kiki (Vega Cuzytek) é uma criança que vive uma tragédia após ser pega em um jogo de esconde-esconde. Renée (Adèle Haenel) é uma mulher estabelecida, que pensava estar livre do seu passado. Aos poucos, entendemos que essas quatro mulheres representam diferentes lados da mesma pessoa.

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 108 minutos

Direção: Arnaud des Pallières

Elenco:  Adele Haenel, Adele Exarchopoulos, Solène Rigot, Vega Cuzytek, Jalil Lespert,  Gemma Arterton, Nicolas Duvauchelle, Sergi López,  Karim Leklou,  Robert Hunger-Bühler, Mehdi Meskar, Olivier Loustau, Jonas Bloquet, Jennifer Decker,  Edéa Darcque, Laurent Delbecque, Emilie Gavois-Kahn, Alexis Manenti Maximilien Seweryn, Nina Melo.

Exibição: UCI Orient Shopping Barra – sala 05 às 14h e às 19h

Más notícias para o Sr. Mars

Philippe Mars é um homem sensato em um mundo irracional. Ele está tentando ser um bom pai, um adorável ex-marido, um bom colega e um compreensível irmão. Mas o planeta parece não estar alinhado ao seu favor. Com o seu filho virando um vegano extremo, sua filha uma empreendedora patológica e sua irmã vendendo pinturas de seus parentes nus, Phillipe se sente fora do controle com todos agindo de forma irregular.

Más notícias para o Sr. Mars

Gênero: Comédia

País de Origem: França / Bélgica

Duração: 201 miunutos