Publicado: 07/10/2016 | 299 visualizações

FUP: Mudança no pré-sal influencia mobilização para greve na Petrobras

RIO  -  A aprovação na quarta-feira à noite do texto-base do projeto de lei 4567/16, que retira a obrigatoriedade da Petrobras na operação das áreas do pré-sal, estimulará a mobilização dos petroleiros para uma possível greve da categoria — contra essa mudança, a proposta de reajuste salarial da estatal e o plano de desinvestimentos da companhia. Ainda não há, porém, uma previsão de quando a greve poderá ser deflagrada.

“A cada passo que o governo ilegítimo dá, no sentido de desmontar o Estado brasileiro, tirar direito dos trabalhadores e colocar em risco nossa soberania energética, ajuda as pessoas a entenderem o que está acontecendo por trás, o golpe que foi dado”, afirmou Deyvid Bacelar, ex-representante dos funcionários no conselho de administração da Petrobras e diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O conselho deliberativo da FUP está reunido hoje, em Brasília, para traçar a estratégia da entidade para outubro e novembro. Ontem, os principais líderes da federação estiverem nas galerias do plenário da Câmara, durante a votação do projeto.

Bacelar lembrou que os sindicatos ligados a FUP estão em estado de greve, o que na prática é um alerta para a gestão da companhia de que a categoria está disposta a paralisar as atividades. Para implementar a greve, porém, é necessária uma nova rodada de assembleias entre os 14 sindicatos da FUP para aprovar a questão.

Em novembro do ano passado, os petroleiros realizaram uma greve de 21 dias. O movimento impactou em 5% a produção de petróleo da Petrobras no período.