Publicado: 11/10/2016 | 411 visualizações

Congresso da Industriall: luta contra precarização do trabalho e perdas de direitos

O Sindipetro Bahia e a FUP estiveram presentes no II CONGRESSO DA INDUSTRIALL GLOBAL UNION, realizado no período de 03 a 07/10, no Rio de Janeiro. O evento, cujo tema escolhido foi “A Luta Continua”,  reuniu cerca de 600 sindicatos representando mais de 100 países de todos os continentes.  Os diretores George Arléo, Luciomar Vita e Rosangela Maria, representaram o sindicato.

O  convidado especial e homenageado, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, abriu o evento na noite do dia 03/10, conclamando a união dos trabalhadores do mundo inteiro, a busca pelo fortalecimento dos seus sindicatos, no combate as perdas de direitos e o avanço do capitalismo neoliberal. Lula também disse que “é preciso pressionar os governos a incluírem as classes menos favorecidas no orçamento público”.

Os participantes denunciaram o avanço do capitalismo neoliberal nos seus piores aspectos em todos os continentes no que se refere a perdas de direitos trabalhistas, redução de salários, demissões e privatização das empresas estatais.

Outro tema importante debatido foi a participação das mulheres na estrutura administrativa da INDUSTRIALL, aumentando a cota de 30% para 40% a ser alcançada até 2020, quando será realizado o próximo congresso, como também um maior incentivo a participação da juventude. “Objetivos estes que espera-se ser seguido por todas as entidades sindicais”, frisou os representantes da INDUSTRIALL.

Conheça algumas das propostas de luta formuladas durante o congresso:

-  Greve geral da classe trabalhadora nos países que estes ataques estão se tornando severos.
- Investir na formação sindical, principalmente da Juventude.
- Defender a Indústria sustentável
- Defender a participação dos trabalhadores na formulação das políticas econômicas dos países.
- Cobrar dos governantes a regulação do sistema financeiro local e mundial.
-  Cobrar das empresas que atuam em diversos ramos, que adotem salários médios equivalentes.