Publicado: 20/12/2016 | 347 visualizações

Rejeição à proposta da empresa e Fora Temer marcam assembleia no EDIBA

De nada adiantou a pressão das gerências do EDIBA, pois os trabalhadores da unidade, em assembleia, que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, 19/12, disseram, de forma quase unânime um, NÃO à proposta apresentada pela Petrobrás e decidiram pela aprovação da paralisação a partir do dia 23/12. A assembleia foi encerrada com um alto e sonoro grito de FORA TEMER.

A direção da Petrobrás tentou intimidar a categoria de todas as formas, através de email, whatsapp, correio interno e até de pequenas reuniões que aconteceram nas salas antes do início da assembleia. E para completar a pressão muitos gerentes resolveram participar da assembleia, mas não surtiu efeito, pois os petroleiros têm personalidade e estão acostumados a construir sua história com as próprias mãos.

O sentimento da maioria é de que é preciso lutar para impedir o desmonte do Sistema Petrobrás. Para a categoria  também é inadmissível aceitar uma proposta com um reajuste abaixo da inflação e que ainda insiste em pautar assuntos que não fazem parte da discussão do Termo do ACT, como a diminuição da carga horária com redução e salário.

Até o momento foram realizadas assembleias na Rlam (exceto turma 3); Fafen e Transpetro/Temadre, com um resultado parcial de 597 votos contra a proposta da empresa, 32 a favor e 17 abstenções. Em relação à paralisação do dia 23/12, o resultado parcial aponta 418 votos a favor, 144 contra e 70 abstenções.

Os trabalhadores também aprovaram que os dirigentes sindicais devem voltar a ter acesso às dependências do prédio Torre Pituba, como acontece nas outras unidades, caso contrário as assembleias vão passar a acontecer do lado de fora do prédio, com os portões fechados.

Para o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, apesar das dificuldades  e dos ataques, em série, que estão sendo feitos à Petrobrás pelo governo ilegítimo e golpista de Temer, é bom perceber que a categoria está despertando e se unindo, “isto fortalece”, afirma ele. Para Deyvid é a empresa que tem pressa de assinar o termo do ACT, os trabalhadores não, e mais, eles não vão cair no canto da “sereia”.

Resultado assembleia no EDIBA

Rejeição da proposta da empresa

Sim- 153

Não- 07