Publicado: 13/03/2018 | 2880 visualizações

FSM - abertura reúne milhares de pessoas no centro de Salvador

O Fórum Social Mundial (FSM) foi aberto, em Salvador, no final da tarde desta terça-feira, 13 de março, com uma grande caminhada, que saiu do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. A categoria petroleira, dirigentes de diversos Sindipetros e da FUP participaram da abertura denunciando o desmonte do Sistema Petrobrás.

De acordo com a organização, o evento, que acontece de 13 a 17/03, deve reunir cerca de 50 mil pessoas de vários países e de estados do Brasil, abordando o tema “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”.

Organizado por movimentos sociais, ONGs e comunidade civil, o FSM conta com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastradas, e tem em torno de 1.300 atividades autogestionadas inscritas. O Fórum tem como objetivo formular alternativas ao padrão econômico e social mundial, dentro de 3 eixos temáticos centrais: democracia, trabalho e soberania alimentar”.

Atividades - As principais movimentações do Fórum acontecerão no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Central Única dos Trabalhadores participará do evento com a “Tenda da CUT”, onde, no dia 14/03, às 19h, o Sindipetro Bahia estará à frente da mesa redonda, "O Petróleo como Fonte Indutora do Desenvolvimento Regional". A FUP também estará presente no FSM. No dia 15/03, a partir das 17h, acontecerá o Ato em Defesa da Democracia, no Estádio de Pituaçu,  com as presenças dos ex-presidentes Lula e Dilma, José Mujica e Cristina Kirchner.

Participações do Sindipetro Bahia, FUP e INEEP, no FSM 2018, nas atividades da CUT

No dia 14/03 (quarta-feira)

Local - Auditório Margarida Alves (Av. Adhemar de Barros, Campus da UFBA, Ondina - ao lado do Instituto de Letras).
Horário: 15h
Lançamento do livro "Enciclopédia do Golpe - Vol. 2 (O papel da mídia)”, de Mino Carta, com as presenças da ex-presidenta Dilma Rousseff e do jornalista Mino Carta.

Das 19h às 22h

O Sindipetro Bahia, juntamente com a FUP e o INEEP (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra), estará à frente da mesa redonda: "O Petróleo como fonte indutora do desenvolvimento Regional".
Debatedores: Zé Maria Rangel (coordenador geral da FUP); Caroline Vilain (pesquisadora do INEEP); Radiovaldo Costa (diretor do Sindipetro Bahia), e; Alexandre Castilho (diretor do Sindipetro Unificado de SP).

No dia 15/03 (quinta-feira)
Horário:  17h
Local: Hotel Fiesta – Salão Orquídea 2 (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711, Pituba)
 Análise do balanço da Petrobrás – atividade do INEEP em parceria com a revista Carta Capital, onde os técnicos do Instituto comentarão os resultados da empresa em 2017
  Debatedores: Rodrigo Leão (coordenador do INEEP), Eduardo Costa Pinto (pesquisador do INEEP), Sérgio Lírio (jornalista e diretor-executivo da Carta Capital), José Maria Rangel (coordenador geral da FUP).

No dia 16/03 (sexta-feira)

Das 16h às 18h30
Local - Tenda da CUT, no Auditório Margarida Alves (Av. Adhemar de Barros, Campus da UFBA, Ondina - ao lado do Instituto de Letras)
A FUP e  o INEEP participarão das discussões que vão pautar o Seminário Internacional da Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia, abordando o tema, “A Geopolítica do Petróleo”.

·        Programação sujeita a alteração. Consulte o site do Sindipetro Bahia e também o do Fórum

Fonte: Sindipetro - Bahia