Publicado: 11/07/2018 | 920 visualizações

Juristas fundam a Academia Brasileira de Direito

Movimento de juristas de 8 Estados Brasileiros fundou a Academia Brasileira de Direito (ABD) e elegeu Roberto Victor Pereira Ribeiro, Presidente da Academia Cearense de Direito, Professor, Escritor e Advogado, para a Presidência.

A Academia Brasileira de Direito conta com alguns diferenciais. Ao longo das 40 (quarenta) Cadeiras, 27 (vinte e sete) são exclusivas de cada Estado da Federação. Foram escolhidos representantes de cada Estado para representar a unidade da Federação. O Patrono da Cadeira também é um jurista renomado nacionalmente nascido no Estado representante da Cadeira. No Rio Grande do Sul, a jurista convidada foi a Advogada Carmela Grune, Diretora Presidente do Jornal Estado de Direito.

A Diretoria foi eleita contemplando as cinco regiões do Brasil.

• Presidente: Roberto Victor Pereira Ribeiro - Ceará - Nordeste
  • 1º Vice-Presidente: André Augusto Malcher Meira - Pará - Norte
  • 2º Vice-Presidente: Carmela Grune - Rio Grande do Sul - Sul
  • Secretário-Geral: Wagner Menezes - São Paulo - Sudeste
  • Secretário-Geral Adjunto: Fábio Arthur da Rocha Capilé - Mato Grosso - Centro-Oeste

Fazem parte da Academia Brasileira de Direito juristas consagrados como: Lênio Streck, Eduardo Arruda Alvim, Fredie Didier Jr., Guilherme Marinoni, Marlon Reis e Ives Gandra da Silva Martins.

A posse coletiva de todos os acadêmicos e da Diretoria será no Estado do Ceará em data ainda a ser confirmada.

Fonte -  Jornal Estado de Direito