O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 03/12/2018 | 1424 visualizações

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO REFINO DE PETRÓLEO NO BRASIL

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (04), em Brasília, uma audiência pública para discutir a importância estratégica do refino de petróleo para o país e para a Petrobras. Fruto de requerimento de autoria dos deputados Bohn Gass e Leonardo Monteiro, o debate deverá reunir especialistas do setor, membros do governo e representantes dos sindicatos dos petroleiros.

A Brigada Petroleira será representada pelo diretor da Federação Única dos Petroleiros - FUP, Dary Beck Filho, pelo representante da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Felipe Campos Cauby Coutinho, e pelo Secretário Geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Bezerra da Costa.

“É fundamental que a brigada petroleira se faça presente neste debate, mostrando a relevância da manutenção das atividades de refino da Petrobras para a soberania nacional. Convidamos ainda a população para a audiência, para que juntos possamos impedir a privatização das atividades de refino no país”, afirma Deyvid Bacelar, diretor da FUP.

#OPetroleoEdoBrasil

Foram convidados ainda para o debate o Ministro de Ministério de Minas e Energia, Moreira Franco, o Presidente da Petrobras, Ivan de Souza Monteiro, o representante Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – INEEP, Zé Eduardo Dutra, e o Ex-consultor da Câmara dos Deputados para petróleo e energia, Paulo César Ribeiro Lima, que atualmente integra a equipe de consultores da Advocacia Garcez.

Importância do Refino – Ao solicitar a audiência pública, os deputados petistas Bohn Gass e Leonardo Monteiro ressaltam a importância do fortalecimento da política refino no país, que consiste no conjunto de processos destinados a transformar o petróleo bruto em derivados, como gasolina e óleo diesel. “O refino é vital para que se garanta o abastecimento do país. Por esse motivo, é estabelecido constitucionalmente a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional. As atividades de refino e logística não são importantes apenas para o Brasil e para a Petrobrás; elas são fundamentais para todos os países e para as grandes empresas petrolíferas, privadas ou estatais”, afirmam os autores do requerimento.

Os parlamentares manifestaram preocupação com a possível privatização do setor pela Petrobras e defendem um amplo debate nacional sobre o tema. “Os desinvestimentos em refino distanciariam a Petrobras de seu objeto social, que tem foco na integração das atividades e na cadeia de agregação de valor. Por todo o exposto, propomos uma audiência pública para discutir o refino no Brasil”, conclui o texto do requerimento nº 384/2018.

Serviço
Audiência Pública sobre a importância estratégica do refino de petróleo no Brasil
Data: 04/12
Horário:10hs
Local: Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) – Câmara dos Deputados/ Brasília.

Fonte: Petróleo do Brasil